Imobiliárias que disponibilizam suas ofertas na plataforma da Rede Secovi têm a oportunidade de potencializar exponencialmente suas vendas. Uma das razões são as parcerias firmadas entre a Rede e os mais de 50 portais imobiliários de internet. Entre eles estão: Zap, ImovelWeb, VivaReal, Webcasas, TiqueImoveis, 123i, TiqueImóveis, BraProp e MercadoLivre Classificados, por exemplo.

Soma-se a isso o fato de o sistema Proxio, principal ferramenta de trabalho na Rede, ter conexões com outras redes imobiliárias no Brasil e em mais de 130 países, as quais interligam mais de 140 mil imobiliárias e uma carteira com mais de 2,5 milhões de imóveis.

Essas parcerias já têm dado retorno a associadas da Rede Secovi. Mônica Silva, do departamento comercial da Ávila & Manno Imóveis, faz referência aos resultados obtidos em janeiro. “Foram 170 contatos que recebemos por causa dos portais parceiros”, diz. “Nossas expectativas para este ano estão boas”.

A Mario Dal Maso é outra imobiliária que comemora o retorno oriundo dos portais. “Só no mês passado foram 525 contatos recebidos. É a mídia que mais nos traz resultados hoje”, diz Dacilma Alves, assistente comercial, fazendo um paralelo com os clientes que chegam à empresa por intermédio das placas. “No mínimo, os portais nos rendem 250 consultas por mês”, afirma.

Na Proinvest, a média de pessoas interessadas em imóveis que chegam à imobiliária por intermédios dos sites é de 70 a 80 por mês.  “São muitas consultas todos os meses”, diz a assistente de vendas Tatiana Saraiva.

O potencial dos portais – Cerca de 90% dos negócios fechados em imobiliárias têm como embrião os portais de imóveis. Indiscutivelmente, o cliente está mais bem informado. Quando vai falar com o corretor, já sabe de antemão as algumas características do bairro em que está o imóvel, a média de preços e, graças às fotos online, pode inclusive conhecer detalhes da casa ou apartamento.

Em recente debate da Rede Secovi entre os maiores portais imobiliários do País, seus executivos pontuaram quais são os pontos-chave a quem quer pavimentar o caminho de novos negócios na esteira da expansão do acesso à internet. “Temos de buscar a venda qualificada, deixando de querer apenas quantidade e passando a focar mais a qualidade. É importante que haja tecnologia adequada para que imobiliárias consigam trabalhar em rede e atendendo com excelência”, disse Diego Simon, do VivaReal.

Os dispositivos móveis também passam a ter relevância maior. “Cinco por cento de todo o tráfego do nosso site já é proveniente de celulares, smartphones e tablets”, ressaltou Caio Ribeiro, do MercadoLivre Classificados.

Para ter sucesso, no entanto, é preciso saber usar a ferramenta. Entre os problemas mais comuns em anúncios na web estão: preço errado, informações insuficientes ou incorretas sobre o imóvel, descrições generalistas ou subjetivas demais (o que é bonito para o proprietário pode não ser para o comprador), excesso ou falta de imagens, fotos mal tiradas (sem iluminação adequada) ou que comercialmente não agregam nenhum valor ao bem que se quer vender (não raro, encontram-se imagens de vasos sanitários), entre outros.

Neste ano, a Rede Secovi promoverá eventos sobre negócios na internet justamente para orientar corretores e gerentes de imobiliárias, de modo que possam tirar proveito das tecnologias. Fique atento à agenda de programação no nosso portal.