A convite do vice-presidente de Desenvolvimento, Basilio Jafet e do coordenador do Grupo de Novos Empreendedores, Tony Gonçalves, o empresário Paulo Germanos ministrou palestra sobre como preparar e conduzir uma boa reunião. Ex-presidente e membro do Conselho Consultivo do Secovi-SP, Germanos já coordenou, moderou e apresentou vários eventos e reuniões do Sindicato.
O evento realizado na última terça-feira, 4/3, contou com uma platéia atenta, formada em sua maioria por jovens empresários, que puderam ouvir as dicas sobre planejamento, realização e coordenação de reuniões e eventos. Além de compartilhar seus conhecimentos, Germanos contou várias situações vivenciadas por ele, ao longo da sua trajetória profissional e vida pessoal.
Planejamento – Entre os tópicos abordados, o empresário explicou a importância do levantamento das necessidades, da definição dos objetivos e da pauta. “O importante é que seus propósitos sejam sempre esclarecidos com antecedência, tanto para quem irá comandá-la como para os participantes. Transmitir informação, tomar ou implementar decisões, gerar idéias criativas, apresentar propostas para discussões e decidir sobre ela”, indica.
Coordenação – Brilhante orador, Germanos revelou algumas habilidades importantes para o coordenador – moderador – de eventos. “O trabalho de um coordenador vai muito além de um Mestre de Cerimônia”, afirmou.
Para Germanos, é importante saber resumir idéias, ser flexível ao lidar com os diferentes tons e estilos dos participantes, ter mente aberta e receptiva para ouvir uma opinião com a qual não concorda, permitir que todos expressem opiniões sobre o assunto em discussão, administrar debates irrelevantes e estar preparado para tratar problemas com calma, dar voz as partes interessadas e assegurar que o evento não vire baderna.
Além disso, é importante ter habilidades pessoais para reconhecer e lidar com uma gama variada de personalidades. Ter percepção, agilidade e habilidade para dar injeções de ânimo quando a velocidade da reunião estiver diminuindo.
Paulo Germanos esclareceu várias dúvidas dos participantes, entre elas sobre pontualidade. Segundo ele, “pontualidade é uma questão de respeito. O coordenador do evento deve chegar antes para que possa conversar com as pessoas, interagir e até mesmo ficar por dentro dos assuntos que, porventura, poderão ser levantados na reunião ou evento”, orientou.
Ao final, ele agradeceu a oportunidade e a alegria em poder transmitir seus conhecimentos. “Fico feliz ao ver que existem jovens interessados em dar continuidade ao trabalho de seus pais e avós. Espero que coloquem em prática esses conhecimentos para que possam a vir nos substituir o mais rápido possível”, brincou Germanos.
Confira a apresentação da palestra, acessando o link abaixo.