A 6ª edição do Prêmio Planeta Casa, promovido pela revista Casa Claudia, da Editora Abril, traz uma novidade: o primeiro prêmio brasileiro de sustentabilidade para empreendimentos imobiliários.
A nova categoria “Empreendimentos Imobiliários” é voltada para construtoras e incorporadoras que aceitaram o desafio pioneiro de lançar empreendimentos que zelam pela sustentabilidade em suas três esferas: ambiental, econômica e social. As empresas podem participar com empreendimentos residenciais e comerciais, com obras concluídas ou em andamento.
Entre os critérios de avaliação, serão analisados aspectos como o grau de inovação e reprodutibilidade, solução estética, benefícios gerados para a comunidade local, bem-estar dos operários, combate ao desperdício de materiais e ao uso de produtos provenientes da economia informal, além de aspectos ambientais relacionados à gestão dos recursos, escolha de materiais reciclados ou reaproveitáveis, eficiência energética e uso racional da água.
A seleção dos finalistas e, posteriormente, dos vencedores será feita por um comitê técnico formado por professores universitários, coordenadores de ONGs e empresas ligadas à proteção do meio ambiente e profissionais experientes no assunto, além de representantes das entidades que apóiam institucionalmente o prêmio, caso do Instituto Ethos, Unesco e Instituto Akatu.
Os vencedores participam da festa de entrega do troféu criado pela artista plástica Jacqueline Terpins, têm seus projetos divulgados em publicação especial de Casa Cláudia e passam a integrar um banco de dados para futuras reportagens.
Além do lançamento da categoria Empreendimentos Imobiliários, Prêmio Planeta Casa 2007 mantém mais seis categorias: Ação Social, Produtos (Decoração/Eletrodomésticos), Produtos (Materiais de Construção), Projeto Arquitetônico, Design de Interiores/Mostras de Decoração, Projeto de Produto Desenvolvido por Estudantes e Empreendimentos Imobiliários.
Mais informações e o regulamento do 6º Prêmio Planeta Casa podem ser consultados no site www.casaclaudia.com.br. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho.