O primeiro evento da Rede Secovi de Imóveis deste ano reuniu mais de 100 pessoas  na sede do Secovi-SP. Com palestra do advogado Paulo Roberto Xavier, corretores, gerentes e diretores de imobiliárias  tiveram oportunidade de se aprofundar em diversos assuntos relacionados às responsabilidades do corretor de imóveis nas intermediações de compra, venda e locações.

Para Xavier, os corretores de imóveis são “verdadeiros civilistas”. Isso porque, de acordo com ele, a atuação desses profissionais permeia diversas disciplinas regidas pelo Código Civil. “Nossa responsabilidade é muito grande”, disse, em alusão ao fato de que, na corretagem, trabalha-se com o sonho das pessoas (o da casa própria) e, muitas vezes, com suas necessidades de recursos (exemplo de quem necessita de renda de aluguel para tratamentos médicos).

Frente a isso, o palestrante fez diversas considerações sobre a diligência necessária ao corretor nos mais diversos tipos de negócios. Chamou a atenção para questões de documentação, atos notariais, pesquisa cadastral dos envolvidos na operação, financiamento, contratos bem delineados – sob o risco de, na inobservância de alguns desses pontos, ter o negócio jurídico invalidado –, entre outros.

Encerrou enfatizando a necessidade premente de os agentes da corretagem se especializarem cada dia mais. “Basicão é para leigos não para profissionais”, afirmou, quanto à postura de corretores que não se empenham em dar o melhor a seus clientes. “Quem quer estuda e se profissionaliza. Que não quer inventa desculpa.”