Prefeito Bruno Covas durante cerimônia do Aprova Rápido

Em cerimônia realizada na tarde desta sexta-feira, 13/7, na sede da Prefeitura de São Paulo, foram entregues os primeiros alvarás de projetos aprovados pelo sistema Aprova Rápido, que visa desburocratizar todo o processo de análise, licenciamento e aprovação de projetos nas Secretarias de Urbanismo e Licenciamento, do Verde e Meio Ambiente, de Cultura, de Infraestrutura e Obras, de Mobilidade e Transporte e de Habitação.

A secretária de Urbanismo e Licenciamento, Heloisa Proença, comemorou a vitória de todos aqueles que acreditaram no Aprova Rápido, que investiram tempo na sua configuração e confiaram nessa nova forma de análise e aprovação de projetos. “Comemoramos prazos recordes. Foram 25 dias para realizar toda a análise técnica dos projetos e isso é um marco para o setor e para o município. Representa importante mudança de cultura dos dois lados da mesa”, disse, aproveitando para agradecer todas as pastas envolvidas na implantação do projeto e às consultorias Comunitas e Falconi.

Mário Lamberti Júnior, da Engelux Incorporadora, agradeceu a todos os parceiros e os técnicos da prefeitura. Fábio Terepins, da Nortis, disse: “Ficamos felizes em ser um dos primeiros projetos a serem aprovados pelo Aprova Rápido e surpresos com a rapidez. Isso é bom para o setor, porque nos obriga a sermos mais organizados e, com isso, a prefeitura estimula a retomada da economia e a geração de empregos. Muito bom para termos mais projetos e mais unidades para vender à população.”

O prefeito Bruno Covas entregou os alvarás para os representantes das empresas e deixou um rápido recado aos presentes. Ele disse que a meta principal do poder público é dar oportunidades para quem não tem oportunidades. “Isso se faz com investimentos e com a criação de condições para que elas tenham acesso a bens”, disse. No entanto, conforme Covas, cada vez mais as gestões públicas têm de ajustar suas contas, o que dificulta o investimento público em projetos sociais em diferentes áreas. Nesse aspecto, o setor privado pode ser um importante parceiro. “Não podemos contar somente com o investimento público para diminuir as distâncias sociais. Mas para que haja investimento privado, a burocracia tem de ser combatida, porque ela emperra a máquina e gera inúmeros problemas. O Aprova Rápido é um projeto que começamos a desenhar no início da gestão e é uma boa herança de João Doria. Hoje, realizamos a meta de reduzir drasticamente o tempo de aprovação. Esperamos, em breve, ampliar esse atendimento para todos os projetos habitacionais e a prefeitura se tornar exemplo para o Brasil e o mundo de agilidade, comprometimento e respeito à legislação”, concluiu Bruno Covas.

Veja as fotos do evento no flickr do Secovi-SP.