Baixe o material no site do Secovi-SP 
             e ajude a divulgar a campanha

A Prefeitura de Campinas registrou um aumento significativo do número de casos de picadas de escorpiões na cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro a agosto deste ano, foram 272 ataques, enquanto em 2017 o índice chegou a 189. Ainda segundo informações da Pasta, 94% dos casos são considerados “leves” e os 6% mais graves atingem crianças de 0 a 9 anos, o que potencializa o risco de morte. O número de incidência de escorpião por 100 mil habitantes passou de 16,2 em 2017 para 20,2 entre janeiro e agosto deste ano.

A administração municipal informou que o crescimento é esperado por conta de uma tendência da série histórica. Áreas com mato alto, lixo e entulho contribuem para a incidência dos escorpiões. Em caso de picadas, a orientação é dirigir-se o mais rápido possível para um hospital ou uma unidade de saúde. Normalmente, o escorpião fica perto de ralos e banheiros, e gosta de clima quente.

Por conta do aumento detectado, a prefeitura está divulgando um folheto informativo com medidas de controle de infestação e prevenção de acidentes por animais peçonhentos em imóveis e condomínios.

“Este trabalho de orientação é fundamental para evitarmos novos ataques. O Secovi-SP está empenhado nesta campanha e divulgando o material a associados e representados em Campinas e região sobre os cuidados a serem tomados. No caso dos condomínios, é necessário o síndico reforçar as dicas com moradores e colaboradores, já que esta tarefa requer um esforço conjunto em termos de prevenção e controle nas áreas comuns e também dentro das unidades”, destaca Marcelo Coluccini, diretor regional do Secovi em Campinas. Para acessar o material disponibilizado pela Prefeitura de Campinas, clique aqui