O 16º Encontro Estadual do Síndico, na noite do sábado, 1/12, último dia da Feira Secovi Condomínios 2007, trouxe diversas atrações – a exemplo da entrega do Prêmio Secovi Condomínios, palestra show do mágico Clovis Tavares, e coquetel dançante ao som da banda New Times -, e foi um episódio à parte, além de ser prestigiado por diversas caravanas do interior do Estado. “É uma satisfação imensa poder observar a presença de um número tão significativo de profissionais em condomínios do Interior de São Paulo, não só nesta noite brilhante, mas em quase todas as atividades da Feira ao longo dos três últimos dias”, considerou Hubert Gebara, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP.

João Batista Crestana, presidente do Sindicato, ao lado de Gebara, abriu a cerimônia, com o que saudou todos os síndicos presentes, em especial as caravanas do Interior, lembrando que as obrigações da indústria imobiliária para com o cliente final não se encerram no ato da entrega das chaves do imóvel, pelo contrário. “É um dever social de nosso setor pensar no bem-estar do consumidor final mesmo antes da concepção da obra, e muito dessas atribuições passam pelas administradoras de condomínios, e, consequentemente pelo síndico”, disse.

Coordenada pelo Projeto Ampliar, o Prêmio Secovi Condomínios contemplou três categorias: Gestão Positiva, em que administradoras indicaram síndicos eficientes; Vizinho Cidadão, na qual síndicos elegeram condôminos ou os próprios condomínios que realizam ações sociais na comunidade local; e Destaque Fornecedor, com eleição, por síndicos e administradoras, de empresas que se pautem pela ética e pela qualidade de atendimento.

A categoria Gestão Positiva denota a transparência do síndico perante o condomínio, pois a administradora existe em função desse elemento, o síndico, que por sua vez é a junção desses elos. Foi Roberta Teixeira, gerente Comercial da Hubert LTda quem recebeu o primeiro prêmio nessa modalidade, ao lado do síndico Mário Jailton do Condomínio Vila Nova Building. O case versa sobre a coleta seletiva de lixo. O segundo vencedor dessa categoria foi o case Como Óleo de Frituras e no Sabão, um processo que recicla óleo de cozinha para a produção desse detergente. Carlos Roberto e Maria Aparecida Sandroni da Silva, do Condomínio Rio Paraguay, receberam o troféu, ao lado de representantes da empresa Nova Ámérica.

. O primeiro vencedor da categoria Vizinho Cidadão sensibilizou o público, ao trazer o case Projeto Big Riso de Responsabilidade Social, ação beneficiente que visa ao combate do câncer infantil em entidades hospitalares do Grande ABC. Roberta Bigucci, diretora de Qualidade da M. Bigucci, e Clotilde Dib, presidente da Associação de Voluntários do Combate ao Câncer do Grande ABC, subiram ao palco para a justa homenagem. O segundo vencedor foi na mesma linha de atuação, e foi a síndica Ana Lustel, do Condomínio Edifício Adriana, quem recebeu o prêmio por coordenar equipe de apoio à criança e adolescente com câncer.

Voltando ao seu discurso, Hubert Gebara confessou que cada vez que sobe ao palco do Prêmio Secovi Condomínios e da Festa do Síndico vive uma experiência única, diferente de todas as outras. Ao final, o dirigente agradeceu imensamente à toda equipe de funcionários do Sindico, sem os quais, segundo ele, nada teria acontecido.

Todas os eventos – visitação à feira, grade de palestras e fóruns, atividades paralelas e festa do síndico – foram gratuitos. O transporte para o local também.

A Feira Secovi Condomínios 2007 foi patrocinada por: Atlas Schindler, Bradesco, Comgás, Sabesp, Santander e Sodexho. Outras informações em www.feirasecovi.com.br. Leia a cobertura completa (fóruns, ciclo de palestras, etc) da 3ª edição da Feira Secovi Condomínios no portal Secovi (www.secovi.com.br).