O presidente da Federação Nacional dos Corretores, Carlos Alberto Schmitt Azevedo, é categórico ao afirmar que a vida profissional do corretor de imóveis brasileiro nunca mais será a mesma, após o estabelecimento da parceria estabelecida com o Secovi-SP, consequentemente com os 26 sindicatos que a Federação representa Brasil afora. Segundo dirigentes do Secovi-SP, um dos principais objetivos do convênio estender os benefícios angariados no exterior, por meio da atuação frente a entidades como a NAR – National Association of Realtors -, Ramb e tantas outras na Europa e nas Américas.

Por conta do convênio bilateral Secovi – NAR, assinado no início da década de 90, agora o Sindicato, além de seus associados, poderá conceder também aos corretores, – por meio da parceria com a Fenaci -, o direito de uso da marca Realtor®, termo que no exterior é sinônimo de um profissional imobiliário diferenciado, que segue a um código de ética e está constantemente atualizado, integrando uma associação conveniada à NAR – National Association of Realtors. “Ostentar tal designação garante maior visibilidade e credibilidade, e aumenta as possibilidades de networking e de negócios. Mas, para tanto, o corretor precisará colocar em prática tudo o que vier a aprender”. Leia, abaixo, outros detalhes da entrevista concedida pelo presidente da Fenaci.

1) Para o corretor, qual a importância dessa nova parceria entre Secovi e Fenaci? Resp.: É praticamente fundamental, na medida que coloca esse profissional ante a um mundo globalizado e constantemente inserido num processo de evolução. O convênio permitira que o corretor brasileiro integre-se e faça negócios inovadores com clientes e demais colegas ao redor do planeta.

2) Como a Fenaci e o Sciesp, por exemplo, visualizam a participação do corretor no mercado imobiliário nacional? Resp.: para o profissional brasileiro este ainda é um mercado novo, em ebulição. Em um primeiro momento, continuaremos a engatinhar e reter a imagem de que os negócios internacionais se restringem aos europeus que desembarcaram no Nordeste do País, mas, rapidamente, essa tela será pintada com novas cores, todos descobrirão essa realidade perene. Agora lidamos com uma questão mais ampla, e já temos corretores ansiosos pela participação em eventos internacionais, que, em última instância, são verdadeiros portais para o início de tratativas e negócios que fatalmente renderão bons frutos.

3) E, quais as expectativas da Fenaci com relação aos cursos internacionais que serão oferecidos em 2009, por meio do convênio? Resp.: Naturalmente, as melhores possíveis, considerando que o mercado profissionalizado mudou. Antes, bastava um diploma na parece para se ter prestígio e privilégios nos negócios. Agora, todos devemos partir para a prática efetiva daquilo que foi aprendido, assimilado não só numa sala de aula, mas a partir da observação criteriosa da dinâmica de outros mercados e da observação assídua e eficaz de procedimentos comerciais de sucesso que pipocam tanto no Brasil como no exterior. A busca pela qualificação também é objeto de grande interesse da Fenaci, tanto que a Unimóveis Brasil, universidade corporativa da Federação, não pára de crescer e disponibilizar novas e interessantes iniciativas ao mercado. Agora, com essa nova possibilidade que o convênio firmado com uma entidade incontestável como o Secovi-SP, não tenho a mínima dúvida de que, em curtíssimo espaço de tempo, o corretor nacional terá seu diferencial reconhecido pelo mundo.

4) O que a marca Realtor representa para o corretor brasileiro? Resp.: Uma visão diferente de projeção e realização de negócios, na medida em que essa categoria, tão significativa para as boas práticas do mercado imobiliário, sente-se evoluída. A Fenaci e seus 26 sindicatos, juntamente com o Secovi, começa a desenvolver fortemente esta marca, mostrando que ela é realmente sinônimo de diferenciação, pois quem a obtém certamente passou por um processo de graduação exemplar, acima que qualquer suspeita.