O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, anuncia nesta quarta-feira, 22/10, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, as medidas de apoio à Construção Civil e ao mercado imobiliário para enfrentar a crise econômica.
O anúncio será feito durante a entrevista coletiva às 18h30, antes da cerimônia de abertura do 80º Encontro Nacional da Indústria da Construção (80º Enic). Com o tema: “A força da Construção Civil no Desenvolvimento do País”, o evento vai discutir, até o dia 24/10, assuntos atuais que analisarão a crise econômica mundial buscando medidas para que o Brasil não perca o ritmo de crescimento do setor.
Evento promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o Enic 2008 reunirá cerca de 800 empresários do setor. Eles vão discutir a crise financeira internacional e seus reflexos na indústria da construção e do mercado imobiliário, segmento econômico que mais cresce no País. De acordo com dados do IBGE, o setor registrou um crescimento de 9,9% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, beneficiada pelo crescimento nominal de 26,7% de operações de crédito para o setor de habitação.
Entre tantos assuntos que serão abordados no evento, o debate sobre a capacidade de o setor imobiliário auxiliar o País e a manter o crescimento é fundamental no atual cenário econômico. Neste sentido, a CII/CBIC realizará três painéis durante o 80º Enic, dois no dia 23 e um no dia 24.
Para debater as oportunidades de novos negócios imobiliários e a visão para as médias e pequenas empresas, a Comissão receberá, no dia 23, os palestrantes Fernando Cruz, diretor da Brazilian Securities – Companhia de Securitização; Bernadete Coury, superintendente Nacional da Suhab, e Jefferson Reis Bueno, consultor do Sebrae/SC. Eles apresentarão análises do cenário atual e perspectivas para os próximos anos, principalmente para as pequenas e médias empresas, que compõem o maior volume de empreendedores. Pela importância do tema e complexidade, o painel será realizado em duas partes (das 14h15 às 16h15 e das 16h30 às 18h30).
Já no dia 24, durante o painel das 14h15 às 16 horas, o tema “Habitação de Interesse Social” ganhará destaque na Comissão da Indústria Imobiliária, com enfoque na Campanha Nacional pela Moradia Digna, lançada em agosto deste ano, no mesmo período em que foi entregue ao Congresso Nacional PEC da Habitação, que pede a dotação de recursos permanentes para instituir uma política de estado de Habitação de Interesse Social e, assim, garantir o acesso das famílias de baixa renda à moradia digna, cujos impactos positivos são percebidos na saúde, educação, segurança e vida familiar dos brasileiros.