Flavio Amary esteve em Brasília em reunião com ministros e presidentes de
   bancos para falar sobre vários aspectos ligados à produção imobiliária

O presidente do Secovi-SP, Flavio Amary, esteve nesta quarta-feira, 23/5, em Brasília (DF), onde se reuniu com os ministros Esteves Colnago (Planejamento) e Alexandre Baldy (Cidades), os presidentes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Dyogo Oliveira, e da Caixa Econômica Federal, Nelson de Souza, além de representantes do Ministério da Fazenda, da Casa Civil e do Banco do Brasil.

O encontro, realizado na sede do Ministério do Planejamento, contou com a presença dos presidentes da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), José Carlos Martins, e da Abrainc (Associação Brasileira das Incorporadoras), Luiz França.

A pauta, bastante extensa, incluiu vários aspectos destinados a destravar o processo de produção imobiliária e da infraestrutura no País. “A discussão foi muito positiva, em virtude da significativa presença de representantes do governo, o que mostra a preocupação com a retomada da economia e, principalmente, da indústria imobiliária e da construção”, assinalou Amary.

No que se refere ao setor imobiliário, o presidente do Secovi-SP destacou questões importantes, como distrato (rescisão unilateral de contratos) e o programa LAR (Locação Acessível Residencial), modelo desenvolvido pela entidade como opção à oferta de moradia por meio da locação social.

Também tratamos do aprimoramento do Produlote – linha de crédito da Caixa destinada à produção de lotes urbanizados –, buscando formas de aperfeiçoar o processo com um funding mais barato e, por consequência, juros melhores”, contou Amary, acrescentando, ainda, que o crédito imobiliário também foi debatido de maneira ampla.