O novo presidente do Secovi-SP, João Crestana, assumiu o cargo em 1º/10, em um momento de reaquecimento do mercado imobiliário, que conta com mais recursos disponíveis para financiamentos à produção e aquisição, prazos longos e redução das taxas de juros. Nem por isso sua missão torna-se mais branda, pois terá de buscar formas de evitar práticas equivocadas que levem a perdas no setor, principalmente diante do aumento de empresas listadas na Bolsa de Valores e da forte concentração no mercado. Além disso, a diretoria empossada tem por meta formar novas lideranças.
“Conhecer as novidades do mercado imobiliário – sujeito a oferta de novos mecanismos de financiamento, funding, marketing e tecnologia – e difundi-las na mesma rapidez com que surgem são tarefas desafiadoras. Mais do que isso, um grande desafio será formar novos líderes para a entidade e o setor. Quem serão os dirigentes do Secovi daqui a alguns anos?”, indaga o dirigente, que em seguida dá a resposta.
“Temos de trazer jovens empresários para que atuem no Sindicato. Para tanto, foi criada a vice-presidência de Desenvolvimento. Uma meta, que se traduz em desafio, é fazer com que os representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário entendam as características e peculiaridades da atividade da indústria da construção civil e imobiliária, para que haja consciência real desse funcionamento. Se as necessidades do nosso segmento não forem atendidas, que não seja por desconhecimento, mas sim por razão justificável. Todos os presidentes anteriores desenvolveram um trabalho político formidável. O desafio dessa nova diretoria é, com competência, continuar essa jornada de aproximação com o poder público e fortalecer ainda mais a categoria imobiliária”, finaliza.
Perfil – João Crestana é engenheiro de Produção, formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1977, Industrial Engineering – Stanford University – Califórnia, Estados Unidos, em 1979.