O presidente do Secovi-SP, Flavio Amary, participou hoje da abertura do II Seminário “A Incorporação Imobiliária na Perspectiva do STJ: A Proteção do Consumidor”, realizado no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília.
Amary destacou a importância do setor para o crescimento econômico, a geração de emprego e renda, com consequente aumento de tributos aos cofres públicos, além de contribuir para a redução do déficit habitacional brasileiro. “Eventos como este nos permitem expor detalhadamente a nossa atividade econômica e social ao Judiciário. A produção imobiliária tem um ciclo longo de maturação e enfrenta os mais diversos desafios desde a prospecção do terreno até a entrega da unidade habitacional.”, disse.
Amary destacou a importância da previsibilidade para o setor, a fim de dar segurança jurídica à atividade imobiliária. “Somos o único setor que após meses ou anos temos que devolver pagamentos.” De acordo com ele, isso gera menos oferta e acesso à moradia, aumento dos preços e menor criação de empregos. “É muito importante realizar eventos no STJ e precisamos de um pacto para criar empregos”, ressaltou o dirigente do Secovi-SP.
O seminário conta com a participação do conselheiro da entidade, Ely Wertheim, que fará apresentação sobre a dinâmica da incorporação imobiliária, abordando as diversas etapas da elaboração, aprovação, desenvolvimento e conclusão de um projeto imobiliário, seja residencial ou comercial, e também abordorá a questão dos distratos e suas consequências.