O início do segundo semestre do ano aumenta a procura por aluguéis nas imobiliárias de São José do Rio Preto devido à chegada de novos estudantes à cidade, que abriga várias opções de ensino entre faculdades, universidades e cursos técnicos. A maior parte destas instituições tem ingresso para novos alunos neste período.

De acordo com os dados da última Conjuntura Econômica realizada pela Prefeitura, referente a 2013, o município recebeu quase 28 mil universitários, divididos em nove instituições diferentes de ensino. Além do aumento no número total de vagas nos últimos anos, a excelência nos cursos oferecidos pelas faculdades locais ultrapassou fronteiras e está atraindo cada vez mais alunos de outros estados.

Em 2014, por exemplo, a Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) recebeu estudantes de outros 13 estados da Federação, vindos principalmente de Goiás, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará. Eles representaram 8,7% do total de alunos da instituição.

Segundo o diretor da Regional Secovi em São José do Rio Preto, Alessandro Nadruz, a procura geralmente é maior nas proximidades das instituições. “Muitos alunos preferem morar perto de onde estudam, para evitar o gasto com transporte, por exemplo. Isso dificuldade um pouco as opções neste período, já que muitos imóveis estão ocupados por outros alunos”, afirma.