O mercado mudou e o cliente também. Os profissionais, principalmente corretores de imóveis, também precisam acompanhar essas transformações, para poder conquistar e atender adequadamente os clientes. Essa capacidade de “abrir a cabeça”, de realmente observar, assimilar e ouvir o que acontece no dia a dia é a proposta do curso Mapeamento de Oportunidades, conforme explicou a instrutora Ana Virgínia Carnaúba, superintendente da Camargo Correia Desenvolvimento Imobiliário.

Realizada na manhã desta terça-feira, 23/8, a iniciativa reuniu cerca de 120 colaboradores de empresas associadas à Rede Secovi de Imóveis, entre corretores e gerentes, e foi acompanhado também, via transmissão simultânea, por profissionais de Sorocaba, Bauru, São José do Rio Preto, Vale do Paraíba e Piracicaba.

Quanto mais conhecemos um produto, fica mais fácil vendê-lo. Daí a importância de reunir o máximo de informações sobre o imóvel que se pretende comercializar. Ana disse que visitar o imóvel, conhecer a região, valor e detalhes são imprescindíveis e fazem toda a diferença no momento de oferecê-lo. “O produto pode ser o melhor do mundo, o cliente ter o dinheiro, mas não possuir o perfil para adquirir. Conhecer o cliente e o imóvel é fundamental”, afirmou.

O que se vende é a emoção do imóvel. Lembre-se, disse ela, a razão ajuda o coração a ser feliz. Traduzindo para a realidade do mercado, o corretor ajuda o cliente a realizar seu sonho, apresentando o imóvel mais adequado ao seu perfil, às suas necessidades e condições.

Outra dica importante é o foco. Segundo Ana Carnaúba, quanto mais a carteira de imóveis contemplar o segmento que tem mais desenvoltura, melhor será o seu desempenho. “Escolher e acertar apenas um ou dois tipos de imóveis para trabalhar é difícil, dolorido, mas pode ser recompensador, pois o corretor atua com melhor foco naquilo que é bom. Nosso exercício é saber dizer não para aquilo em que não somos bons”, aconselhou.

Para gerentes e donos de empresas, a recomendação é estabelecer metas individuais e para as equipes. O trabalho em rede, em parceria, visa somar habilidades para conquistar resultados positivos. Poucos são aqueles que têm maturidade suficiente para propor parcerias. A grande dificuldade no mercado de imóveis é o medo de perder, que paralisa a oportunidade de fazer alianças. “Um corretor é melhor na rua, outro no telefone, um é melhor em imóveis comerciais, outros residenciais. É preciso utilizar as habilidades de todos, cada um com sua particularidade.”

Ana concorda que não se muda comportamentos do dia para a noite. “Vivemos em um mundo corporativo e competitivo. É do ser humano não querer ter concorrentes. Mas é preciso insistir”, reforçou a especialista. Para saber mais sobre a Rede Secovi de Imóveis, acesse www.redesecovi.com.br.