Detalhes do Programa de Autorregulamentação da Administração de Condomínios (Proad), iniciativa do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) e a Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC), foram apresentados no primeiro painel do Encontro de Administradoras de Condomínios, dia 5/11, na sede do Secovi-SP.

Marco Gubeissi, diretor de Administradoras do Secovi-SP, e Omar Anauate, diretor de Condomínios da AABIC, falaram sobre o andamento e os requisitos para as empresas que ingressarem no programa. 

“Ainda não existe uma regulamentação específica para o nosso segmento. Daí a importância do Proad, que pretende inibir a ação de empresas sem estrutura e qualificação, que atuam sem a menor barreira”, afirmou Anauate.

Dezoito empresas, que administram aproximadamente 5 mil condomínios em São Paulo, se inscreveram no programa. “Essas empresas devem receber o selo de certificação até fevereiro de 2016”, estimou o diretor da AABIC, que detalhou as etapas do processo de certificação: verificação do contrato, preenchimento de ficha de inscrição, entrega de documentação, análise, pagamento, assinatura de contrato com o Bureau Veritas e, finalmente, agendamento da auditoria. “O programa continua aberto para novas inscrições”, destacou Anauate.

Gubeissi falou sobre as ações de divulgação do Proad (internas e externas), como e-mail marketing, anúncios em revistas de grande circulação, entrevistas para imprensa, inserção de notícias nas publicações do Secovi-SP e da AABIC, entre outras. “O nosso objetivo é explicar ao mercado e ao público em geral o que é o Proad. Queremos que o condômino entenda a importância do programa”, disse.

Lançamento – Anauate lembrou que o Proad foi lançado para as administradoras, exclusivamente, em agosto deste ano. Em outubro, o programa também foi apresentado no Conami, em Florianópolis, a convite da Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis, que apresentou o Procondo (Programa de Autorregulamentação da Atividade de Administração Condominial), do Rio de Janeiro.