Inteligência Artificial parece ser um tema muito distante que requer um conhecimento técnico profundo. Mas não precisa ser assim. Apesar de IA utilizar algoritmos complexos e de difícil entendimento, para a grande maioria o importante é entender o que a tecnologia oferece e, assim, ser capaz de pensar nas possibilidades de aplicação de IA nos desafios do dia a dia.
 
O GT de IoT e IA do NE Secovi está promovendo no dia 21/09 uma live sobre Inteligência Artificial. O objetivo é explicar brevemente o que é Inteligência Artificial – sem aprofundar em detalhes técnicos – e mostrar casos e aplicações. Esperamos assim fazer com que os participantes vejam os problemas de negócio de forma diferente, pensando em como a IA pode ajudar a resolvê-los.
 
Para isso, nosso GT contará com Agostinho Villela, Diretor de Inovação LATAM na IBM e uma referência no tema. Com a mediação da coordenação do nosso GT, traremos aplicações de diferentes setores traduzidas para o nosso negócio, citando aplicações em nosso negócio e alimentando o debate sobre como gerar valor aplicando IA. Para as startups que compõem o NE, será uma oportunidade para entender como funciona o ecossistema de inovação criado pela IBM, e até mesmo se associar para ter acesso a tecnologias de ponta em IA para utilizar em seus projetos.

Palestrante:

  • Agostinho Villela
    Diretor de Inovação LATAM na IBM
    Agostinho Villela é graduado em Engenharia Eletrônica pela PUC-RJ. Trabalha com TI há mais de 32 anos, tanto com HW qto com SW. Agostinho é co-autor de uma patente sobre cibersegurança (impressão digital de dispositivos) e uma submissão de patente sobre caching para assistentes baseados em voz, empreendedor e mentor da Endeavor, Cross-systems IT Specialist, coautor de um Redbook sobre programação em computação distribuída, fundador do IBM Brazil Garage, IBM AoT – Academy of Technology WW Geo Leader, professor visitante em Inovação Rápida na Fundação Dom Cabral, e fundador do Brazil 5G Telecommunications Solutions Lab, além de recentemente ter se envolvido com digital contact tracing, simulação de pooling de exames PCR, e insights acústicos de padrão de tosse para COVID-19. Ele liderou os estudos locais anuais da AoT no Brasil sobre Analytics, SDN, IoT, Blockchain, Robôs, Quantum, Criptografia Homomórfica, e 5G. Atualmente, é Distinguished Engineer, Diretor de Inovação da IBM LA, Co-CTO mundial dos IBM Client Centers, IBM Quantum Ambassador, e líder do 5G Brazil Telecommunications Solutions Lab, além de estar se especializando em Open RAN e 5G, e ser o representante mundial da IBM no TIP (Telecom Infra Project) da IBM. Seus hobbies incluem bicicletas elétricas, séries de TV, história, geografia, e cleantech.
  • Marcelo Salim
    Head of Open Ventures na IBM Brasil 
    Marcelo Salim é Bacharel em Matemática pela UFRJ com Mestrado em Engenharia de Sistemas pela COPPE/UFRJ e cursos de extensão em “Negócios” pela Harvard Business School e pela universidade de Stanford e em “Empreendedorismo” pelo MIT e por Babson College. Teve seu início profissional ligado à pesquisa científica, quando em 1992 trocou a COPPE/UFRJ pelo Centro Científico IBM. Em 1998, deixou a multinacional e iniciou sua trajetória empreendedora. Foi selecionado “Empreendedor Endeavor” em 2000, na primeira turma brasileira da instituição americana de apoio a empreendedores de alto impacto. Em 2001 foi escolhido “Entrepreneur of the Year“ entre todos os empreendedores da comunidade Endeavor no mundo e em 2002 venceu a primeira edição do prêmio “Empreeendedores do Novo Brasil”, da revista Você S/A. Em 2005 Salim criou a Rava, responsável pela produção executiva do “Jogo das Estrelas” (evento beneficente de final de ano do ex-jogador Zico). Criou o CEI – Centro de Empreendedorismo Ibmec e desenhou o Programa Startup Rio, principal iniciativa do governo do Rio de Janeiro para fomento de negócios inovadores. É professor da FDC e da FGV-RJ em cátedras como Startups, Inovação e Inovação Corporativa. É colunista e membro do conselho de administração de empresas nacionais, desde startups a empresas de capital aberto.

Coordenadores: 

  • Gabriel Borges – Coordenador de Inovação do NE
  • Leonardo Muradas – Coordenador de Inteligência Artificial do Secovi Novos Empreendedores