Aos 91 anos, o carioca Carlos Fernando de Carvalho é um dos mais respeitados e admirados empresários da indústria imobiliária do País. Espirito desbravador, raro talento para os negócios, personalidade afável, mas determinada, e amor pela profissão fazem com que o empresário deixe sua marca em tudo que faz.

A trajetória de 60 anos de êxito à frente da sua empresa, a Carvalho Hosken, é permeada de sucesso e bons resultados: construção de aproximadamente 50 mil unidades em 15 grandes projetos espalhados pelo País.

A Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, saiu em grande medida da imaginação e capacidade de realização do fundador da Carvalho Hosken.

Obras por todo País – Como empreiteira, até a segunda metade da década de 1960, a Carvalho Hosken desenvolveu obras por todo o Brasil. “Em Brasília, fizemos a Ponte Ferroviária sobre o rio Passo Fundo, o Viaduto na Estrada de Ferro Anápolis, as pontes sobre o Riacho Fundo e o Córrego Guará, o Conjunto Residencial dos Industriários e 1.422 casas em Gama e Taguatinga. No início da década de 1970, levamos a empresa na direção do desenvolvimento imobiliário, passando a erguer conjuntos comerciais e residenciais no centro e zona sul do Rio”, revela Carvalho.

Naquela época, a zona sul do Rio apresentava sinais de esgotamento. Conhecedor da Barra da Tijuca desde a infância, Carvalho percebeu que o desenvolvimento da cidade se daria no sentido oeste. “Com o convite do então governador Negrão de Lima para que o urbanista Lúcio Costa fizesse o plano de ocupação da Baixada de Jacarepaguá, não tive mais dúvidas e me voltei inteiramente para aquela área, comprando terras e fazendo planos”, conta.

Estreia triunfal – Na Barra, a Carvalho Hosken fez uma estreia triunfal com dois empreendimentos icônicos, o Itanhangá Hills e o Atlântico Sul (até hoje, um dos empreendimentos mais luxuosos da região). Depois vieram os novos “bairros” Rio 2, com mais de 14 mil moradores; na Península, outro “bairro” do mais alto padrão da Barra, com 12 mil moradores; o Cidade Jardim, ainda em construção com mais de 5 mil moradores já instalados. “A alegria e satisfação dos que ocupam essas áreas que adotaram como suas é a nossa certeza de que fizemos o melhor”, ressalta o fundador da Carvalho Hosken.

Ainda no Centro Metropolitano, apontado como um novo centro do Rio de Janeiro, em uma área de 4 milhões de metros quadrados, a Carvalho Hosken implantou o Hotel Hilton, um estabelecimento cinco estrelas, o Shopping Metropolitano, uma grande construção com acabamento nobre, e um prédio comercial, o Universe. Isso não representa nem 5% do que a companhia pretende realizar por ali.

Hoje, o principal objetivo da companhia é manter a qualidade dos seus produtos imobiliários e colaborar com o crescimento urbano ordenado e sustentável com preservação do meio ambiente, como a recuperação e conservação do único manguezal preservado em área urbana da capital fluminense, o Parque Melo Barreto.

Número extraordinário – Quando o Rio de Janeiro foi escolhido sede dos Jogos Olímpicos de 2016, a Carvalho Hosken recebeu um enorme desafio: erguer, também no Centro Metropolitano, a Vila dos Atletas, batizada de Ilha Pura.

São 31 prédios, com 3.604 apartamentos a serem entregues até março de 2016, a tempo de receber 18 mil atletas.

Para se ter uma ideia, o número de unidades que a Carvalho Hosken está construindo no Ilha Pura, vencedor na categoria Profissional do Master Imobiliário 2015, é simplesmente o dobro do que o setor imobiliário inteiro põe à venda anualmente na Barra da Tijuca.

Espirito de vitória frente à crise – A crise econômica atual amplia o desafio da Carvalho Hosken. O projeto, que hoje mobiliza 8 mil de seus quase 20 mil colaboradores diretos e indiretos, está avaliado em R$ 2,5 bilhões. No Ilha Pura, o apartamento mais barato, com 90 m², vale aproximadamente R$ 800 mil.

Apossada do espirito olímpico, a Carvalho Hosken é hors-concours do Prêmio Master Imobiliário 2015, pelo reconhecimento da FIABCI-BRASIL e do Secovi-SP ao pioneirismo e resultados de suas acertadas iniciativas e empreendimentos.  

 

Atendimento à Imprensa:
Bruna Coutinho (Approach Comunicação Integrada)
Fone: (21) 3461-4616 – ramal 166
E-mail: bruna.coutinho@approach.com.br

Atendimento à Imprensa:

 Bruna Coutinho (Approach Comunicação Integrada)

Fone: (21) 3461-4616 – ramal 166

E-mail: bruna.coutinho@approach.com.br