ARede Secovi de Imóveis promoveu na noite do último dia 19/7 um happyhour com a participação de mais 300 pessoas. Além de propiciar aintegração entre os empresários e profissionais, o evento teve comoobjetivo incrementar as parcerias entre as empresas para gerar lucro,por meio de novos negócios.
A apresentação do eventoficou por conta de Roseli Hernandez da Lello Imóveis, coordenadora deTreinamentos da Rede. A abertura foi feita pelo presidente da RedeSecovi e vice-presidente de Comercialização e Marketing, Elbio FernándezMera.
“Estamos em festa, pois comemoramos um ano deRede Secovi. Estamos de parabéns por estarmos em um mercado que tem tudopara crescer. Hoje, os financiamentos imobiliários representam 2,6% donosso Produto Interno Bruto(PIB). Na Espanha representam 55% do PIB. Asempresas da Espanha e de outros países estão de olho no Brasil. Hoje, abola da vez é o mercado imobiliário brasileiro”, afirmou Mera.
Tendências – Em seguida, o empresário JoséRoberto de Toledo, diretor da Lello, falou sobre as tendências domercado imobiliário. “Confesso que sou entusiasta da Rede Secovi. Quandoouvimos a idéia que surgiu aqui na casa (Secovi) de criar uma redeimobiliária, pensando em fomentar negócios, ficamos muito animados”,revelou Toledo.
Ele falou sobre a velocidade e a formasurpreendentes com que o mercado imobiliário vem se transformando. “Há10 anos não se previa uma situação que retratasse, de longe, o que temacontecido hoje. A nossa surpresa é muito grande.”
Paraele, a economia brasileira vive um momento muito positivo em todos ossetores produtivos. “O Brasil vem expandindo e crescendo de formaassustadora. Tenho esperanças que possamos contar com pessoas no governoque façam com que a economia se solidifique e possamos transformar oBrasil em um país forte. Na área imobiliária, temos condições de fazeresse mercado crescer cada vez mais”, destacou.
Toledorelembrou o cenário de alguns anos atrás com insegurança jurídica, faltade respeito aos contratos, ausência de sistemas de financiamentos paraprodução, entre outros fatores. “Hoje temos uma legislação melhor, oscontratos são respeitados, o o advento da alienação fiduciária favorecea venda financiada, além da abertura de capital das empresasimobiliárias, ampliando seus negócios. As empresas, em tecnologia,projetos e produtos. São diversas incorporadoras e construtoras que seespecializaram e conquistaram o mercado”, salientou, acrescentando que”essas empresas estão promovendo parcerias de negócios e expandindo seumercado para outras regiões”.
Anos promissores -Toledo acredita que o mercado de locação deve suprir a carência pornovas moradias. “As pessoas que estão comprando um segundo imóvel comoinvestimento, provavelmente, vai colocar o imóvel para locação ou venda,aquecendo o mercado de terceiros. Então, os próximos anos serãopromissores. É uma oportunidade única para as empresas imobiliáriasganharem muito dinheiro. Os bancos estão abarrotados de dinheiro e nãotêm outra alternativa a não ser aplicar no mercado imobiliário, nofinanciamento da casa própria”, afirmou.
Por todosesses fatores, disse Toledo, as empresas terão que rever conceitos. “Asempresas de comercialização terão que mudar postura frente ao cliente eentender melhor a necessidade do cliente”, recomendou e foi além aoafirmar que “o conceito da imobiliária antiga vai deixar de existir.Hoje, o cliente é bem informado e tem noção do que quer. Então, amudança é fundamental”.
Redes imobiliárias – Deacordo com Toledo, à medida que as empresas mudam o comportamento,tornam-se aptas a
“abraçar” uma condição melhor de mercado, por meioda formação das redes imobiliárias. “Hoje não precisamos sair às ruasquando chega um cliente, basta consultar o banco de dados da RedeSecovi. A parceria, hoje, é melhor do que fazer o negócio sozinho. Émelhor realizar 10 negócios em parceira do que um negócio sozinho. Porisso, acreditamos na Rede Secovi.”
“Agora, o corretortambém precisa fazer uma mudança. ele precisa acreditar na profissãodele. Chegou a hora do corretor mudar a sua postura e seu conceito paraencontrar uma oportunidade para ganhar com a corretagem”, orientou oempresário, falando ainda sobre a importância da captação, dadocumentação completa, entre outros fatores que ajudam na intermediaçãoimobiliária. Para ele, o empresário também precisa acreditar nessamudança de postura. “Vamos preparar os nossos profissionais para que elepossa fazer um bom trabalho”, destacou.
Em seguida,Toledo pediu que todos refletissem as seguintes questões: acreditamos nonosso negócio? é isso que nós queremos fazer? estamos dispostos eminvestir? vamos mudar nossos conceitos empresariais? vamos tratar onosso cliente diferente? estamos preparando de fato nossosprofissionais? vamos querer mudar de fato as nossas empresas paraparticipar desse mercado em franca evolução?
Por fim,ele destacou o momento oportuno para a criação da rede imobiliária.”Tenho certeza que o fato de ser formada aqui no Secovi é de grandevalia. É uma rede que nasce e cresce com credibilidade. Quanto mais agente acreditar no sistema e trazer mais empresas para participar, vamosfazer desse novo mercado de intermediação imobiliária – locação, comprae venda – muito mais promissor. Assim, teremos a oportunidade de crescere realizar grandes negócios, finalizou Toledo.
Parcerias – Em seguida foram apresentados os cases desucesso, resultantes de parcerias entre as imobiliárias da Rede. Oprimeiro case envolveu o trabalho das imobiliárias Lello e Vertixe a venda de dois imóveis e a compra de um outro. Em dois dias, osnegócios foram concluídos, totalizando R$ 1 milhão.
Outra parceria foi firmada entre a Lello e a Pacheco, que acertarama locação de um imóvel de alto padrão por R$ 2.700,00 por mês. Tambémfoi relatada a parceria entre a Lello e a Fernández Mera que, em menosde 12 horas, concluíram a venda de apartamento dúplex no bairro dosJardins. E, por fim, o diretor da Fernández Mera, Guilherme Ribeiro,revelou que acabara de acertar durante o evento uma parceria comimobiliária Hubert.
Para comemorar, empresários eprofissionais participaram do coquetel de confraternização.