Com a presença de quase 200 pessoas, a Rede Secovi de Imóveis lançou em 5/4 a designação Cersim – Corretor Especialista Rede Secovi de Imóveis –, na sede do Secovi-SP. Nelson Parisi Júnior, presidente da Rede Secovi, destacou que a iniciativa é resultado do anseio de melhorar a imagem do corretor de imóveis. 

“Desde muito tempo o profissional de corretagem é visto com olhos nem sempre tão generosos. As razões disso, certamente, todos conhecemos. Sabemos que boa parte dos corretores que se dizem profissionais, na verdade, não são. E, por causa deles, os bons profissionais não são valorizados pelos serviços que prestam”, disse Parisi. 

A Universidade Secovi estruturou uma série de cursos, cujos conteúdos vão ao encontro do dia a dia do profissional de corretagem. Inicialmente, estão previstos os seguintes módulos: Práticas em vendas compartilhadas (9 horas), Direito Imobiliário (12 horas), Marketing e técnicas de vendas (9 horas) e Crédito imobiliário alavancando as vendas de imóveis (9 horas).  Além dos cursos, o profissional também participará de uma série de palestras promovidas pela Rede Secovi. 

Toda a pontuação dos participantes será controlada pelo PQE (Programa Qualificação Essencial), do Secovi-SP.

Conquistando a designação, o corretor terá acesso ao WorldProperties, plataforma usada pela Rede Secovi e cuja base congrega imóveis de mais de 30 países. O profissional terá seu nome incluído nessa lista mundial, podendo fazer negócios internacionais em parcerias. 

Além disso, de acordo com Parisi, uma vez conseguida a designação, o corretor será fiscalizado e, caso sejam constatados quaisquer sinais de involução profissional, perderá o selo. “O mercado é dinâmico. Queremos que esses profissionais busquem cada vez mais aprimoramento”. 

Inspiração internacional – O Cersim foi concebido tendo como modelo programas internacionais, como o Realtor norte-americano, da NAR, National Association of Realtors. Segundo estatísticas dessa associação, corretor com designação vende 30% mais que profissionais sem o selo. 

Ainda segundo Parisi, a intenção, aqui no Brasil, assim como em outros países, é oferecer especializações em diversas áreas da corretagem.  “O corretor poderá especializar-se em imóveis residenciais, comerciais, industriais, lançamentos etc., e, assim, vai completando uma, duas, três estrelas, até se tornar um corretor master”, explica. 

Conjuntura favorável – O financiamento imobiliário e os recursos disponíveis para irrigar o crédito, somados à vontade de 4% dos brasileiros de comprar ou trocar de imóvel (segundo pesquisa da Ipsos Marplan), formam um cenário propício para que as imobiliárias recebam uma demanda significativa de cliente nos próximos anos. 

Afora esses dados, os lançamentos de unidades residenciais devem crescer 10% neste ano. As vendas, por sua vez, devem ter um incremento de 5%, de acordo com dados do Secovi-SP. 

“Dadas essas circunstâncias, é inevitável perguntar: como vamos atender às necessidades de quem vai comprar ou vender imóveis? Estamos preparados para isso? Temos condições de corresponder às expectativas de milhões de pessoas que confiam a nós o sonho da casa própria?”, provocou o presidente da Rede Secovi. 

“Felizmente, há uma onda que sinaliza o anseio dos profissionais de corretagem por mais aprimoramento”, emendou, dizendo que uma fração relevante dos corretores do mercado tem diploma universitário e que 15% desses profissionais têm até mesmo pós-graduação. “A designação Cersim vai ao encontro das necessidades do mercado”, completou. 

Para Adolfo Assad Júnior, diretor de Qualificação da Rede Secovi, o programa é um grande passo para tornar a profissão de corretor mais atrativa. “Eu tenho orgulho de ser corretor. Não é uma profissão para qualquer um. Por isso acredito na importância da formação”, disse. 

Mais informações em www.cersim.com.br