Duas visitas técnicas a empreendimentos – Carrefour Properties (Paseo Alto das Nações) e Basilio 177 (República) – encerram hoje (23/11) a quinta edição do Rede Show Secovi-SP 2023. Sucesso de público e de conteúdo, o primeiro dia (22/11) reuniu mais de 600 pessoas, entre empresários, profissionais e especialistas da área de intermediação imobiliária, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo.
Na abertura do encontro, Rodrigo Luna, presidente do Secovi-SP, destacou a importância do Rede Show Secovi-SP, que já faz parte do calendário de eventos do mercado imobiliário nacional.
“Esse é bom momento para empresários e profissionais do segmento debaterem os caminhos, definirem estratégias, discutirem as boas práticas e os avanços tecnológicos trazidos pela pandemia”, disse. “Mas, por trás da tecnologia, existem pessoas. São elas que fazem os negócios e orientam os clientes sobre produtos imobiliários, crédito, vetores de crescimento, investimentos, e a tecnologia apoia nessas decisões.”
O presidente do Secovi-SP citou ainda o crescimento das vendas das unidades habitacionais nos primeiros nove meses deste ano. Segundo ele, as vendas ultrapassaram 10% na cidade de São Paulo. “A demanda continua forte e cada vez mais precisamos estar capacitados para receber esse consumidor e atendê-lo com a qualidade que ele merece”, indicou Luna, acrescentando os dados do mercado corporativo, que também registrou alta na absorção dos espaços, com o retorno aos escritórios, além do avanço do home office no pós-pandemia.
Compartilhamento
Dando início aos painéis técnicos, o diretor da vice-presidência de Intermediação Imobiliária e Marketing da entidade, Ricardo Paixão Barbosa, também chairman do evento, traçou um panorama atual do segmento, ressaltando os vários aspectos que impactam diretamente a atuação dos profissionais, como a desorganização que resulta em um mercado fragmentado com redundância de oferta e de demanda, e espiral de desconfiança.
Por outro lado, o diretor do Secovi-SP apontou os fatores, que podem contribuir para a organização como listas consolidadas de ofertas, escolha consciente do profissional e espiral de confiança mútua. Ele chamou a atenção para o ponto de ruptura, que deve impulsionar o compartilhamento (redes), a tecnologia e a mudança de mentalidade por parte de todos os envolvidos na jornada: proprietários, clientes, corretores e imobiliárias.
Também participaram deste painel, Caio Carrato, CEO da Apê 11; Carlos Ruschel, superintendente da Crédito Real; Matheus Fabrício, diretor executivo da Rede Lopes; e Matheus Kurtz, diretor de Vendas e Franquias da Auxiliadora Predial. Para Carrato, o caminho é focar na simplicidade. “Simplificar a comunicação, o atendimento e a jornada de compra, venda e locação”, afirmou. “O desafio é construir um modelo de negócios capaz de suprir as exigências dos clientes” foi apontado por Carlos Ruschel, da Crédito Real. E um destes modelos é a atuação por meio de redes imobiliárias, lembraram os especialistas.
Matheus Fabrício, diretor executivo da Rede Lopes, observou que há muitos pontos a melhorar no trabalho em rede, mas apontou os principais benefícios: geração de leads a custo zero, aumento nas vendas e geração de mais negócios. “Isso cria um ambiente colaborativo que melhora a experiência do cliente”, afirmou Matheus Kurtz, diretor de Vendas e Franquias da Auxiliadora Predial. Ricardo Paixão Barbosa mencionou ainda o modelo americano, que concentra as ofertas em Multiple Listing Service (MLS), e todos os painelistas concordaram que a implantação deste modelo é muito difícil no Brasil, por causa da desorganização do segmento.
Soluções inovadoras
Em seguida, Ricardo Paixão Barbosa conduziu o bate-papo com sete empresas que oferecem soluções inovadoras para as imobiliárias nas áreas financeira, seguros, contratos, entre outros. Allan Santos apresentou os serviços financeiros da Credimorar, líder em financiamento imobiliário; e Douglas Gonçalves, head de Produtos da Alugapay, destacou os benefícios da plataforma de crédito para imobiliárias.
Guilherme Diamante contou que a Celer desenvolveu uma solução, que transforma um ambiente de um imóvel vazio em um decorado. Jeferson Aranda, diretor de Vendas da Docusign, revelou que a empresa acaba de lançar uma nova solução que permite a assinatura de contratos, por meio do Whatsapp. Ed Floresta, gerente de Produto da Tokio Marine, falou sobre os produtos imobiliários oferecidos pela seguradora, incluindo uma cobertura inédita de furto integrante da garantia locatícia; Mauro Levi D’Ancona, CEO e cofundador da 180o Seguros, falou sobre a oferta de seguros sob medida, que contam com vários tipos de cobertura. Por fim, William Vicentini, gerente comercial do Grupo OLX, elencou as diversas soluções oferecidas às imobiliárias, que vão desde a captação até a assinatura do contrato.
Atendimento alto padrão
O painel “Recorrência em vendas por meio de um atendimento de alto padrão” teve palestra do especialista Guilherme Wohlke, que compartilhou diversas estratégias e dicas para os corretores aproveitarem as oportunidades e realizar o atendimento alto padrão. Ele destacou a importância de o corretor compreender as dores, as necessidades, os problemas e as soluções, as expectativas e os sonhos do cliente, além de conhecer as características do produto e o passo a passo de todas as etapas da jornada, inclusive a documentação jurídica.
“Mais importante que tudo isso são as pessoas. Pois, atendimento alto padrão é relacionamento. E a base do relacionamento é a comunicação”, disse, elencando as habilidades necessárias para um atendimento de excelência: escuta ativa, padronização de linguagem, contato visual, calibrar preferências, estabelecer conexão (rapport), apresentação pessoal e investir em ambientes que podem proporcionar mais negócios. “De todas as habilidades, a mais importante é saber fazer as perguntas certas para conseguir o diagnóstico assertivo sobre o que o cliente busca”, ressaltou Wohlke, que citou vários exemplos de atendimento qualificado.