Com tanto acesso à tecnologia e formas de comunicação via internet, é quase impossível encontrar alguém que não esteja conectado a aplicativos online. Utilizar páginas, grupos e perfis são maneiras simples, objetivas e eficazes de transmitir informações a moradores, captar sugestões e dar voz a quem não pode estar presente em todas as reuniões.

Atualmente, muitos condomínios estão integrados via grupos internos do Facebook. A prática que aproxima os moradores. Nos grupos, são postados comentários, fotos e sugestões sobre tudo o que pode ser melhorado. Muitos participantes admitem que começaram a ter mais interesse em seu condomínio após o acesso às redes.

Além do Facebook, grupos no Whatsapp estão ganhando força. Profissionais da área sinalizam que o aplicativo traz muitos benefícios, como a rapidez no acesso a informação. O sorteio de vagas na garagem, obras e o regulamento interno são alguns dos assuntos mais discutidos por intermédio da ferramenta, embora qualquer decisão a respeito só poderá ser tomada após assembleia de moradores. Algumas administradoras de condomínios já oferecem serviços online, como boletos para pagamento de cotas condominiais e outros serviços.

“Em Campinas, esse cenário ganha cada vez mais força. Vale lembrar que a ordem e o respeito entre os participantes são premissas para que o canal funcione de maneira adequada. As regras são claras: apenas moradores podem participar dos grupos e somente assuntos pertinentes ao condomínio devem ser veiculados. Se todas as redes forem utilizadas com responsabilidade e foco, elas têm grande potencial e importância para todos”, afirma Kelma Camargo é diretora de Administração Condominial do Secovi em Campinas.