Pesquisa feita recentemente por uma das maiores e mais importantes consultorias do País apontou as 50 melhores cidades do Brasil para se fazer negócios. A região de São José do Rio Preto se destacou por possuir cinco municípios com potencial de desenvolvimento econômico. Votuporanga aparece na posição mais alta do ranking entre as cidades da região, no 21º lugar, seguida por Fernandópolis (50° lugar), Bebedouro (56º), Olímpia (61º) e Mirassol (77°).

O posicionamento geral de Votuporanga só não foi melhor por conta de seu resultado no desenvolvimento econômico, onde ficou na 42ª posição. Para melhorar esse cenário no futuro, a coordenação da pesquisa apontou que a cidade precisa investir em formas de melhorar sua produção e o valor agregado a seus produtos.

Esse estudo mostra que a região também tem força para receber novos empreendimentos imobiliários por atrair capital econômico e humano. “Empresas têm se deslocado para o interior em busca de vários atrativos e isto colabora para que o nosso setor também pegue carona neste crescimento”, diz Alessandro Nadruz, diretor da Regional do Secovi em São José do Rio Preto.

A análise foi produzida a partir de dados de 348 cidades com população entre 50.000 e 100.000 habitantes — enquadradas no conceito de “média-pequenas”. Municípios desse porte são responsáveis por 10% de tudo o que é produzido no país, além de concentrarem 11% das empresas e 12% da população.

Quase todas as cidades que apresentaram alto grau de desenvolvimento estão próximas de grandes municípios ou de regiões metropolitanas. De início, a estrutura dos vizinhos acaba sendo muito útil para o crescimento. Com o tempo, essa dependência diminui — e muito. O ranking foi criado a partir da análise de 13 indicadores econômicos, como PIB per capita, crescimento dos empregos formais, importações e exportações. Cada um dos critérios ganhou um peso de acordo com sua importância, totalizando 14 pontos.