Em encontro realizado dia 15/4 foi apresentado o estudo do mercado imobiliário de Piracicaba e as perspectivas do setor para este ano
A Regional Secovi-SP em Piracicaba realizou na segunda-feira (15/4) a edição 2024 do Encontro do Mercado Imobiliário de Piracicaba, que reuniu empresários, profissionais do setor, autoridades governamentais, entre outros convidados, no auditório Nadir Maria Manin Frias, na Frias Neto Consultoria de Imóveis.
Guilherme Werner, sócio consultor da Brain Inteligência Estratégica, apresentou os números de lançamentos, vendas, estoque, valor de metro quadrado, entre outras dados do mercado imobiliário. Segundo ele, em 2023, houve um aumento de 26% no número de unidades residenciais lançadas em Piracicaba, em comparação ao ano anterior.
Werner apontou ainda aumento no valor do metro quadrado, além de um incremento do estoque remanescente que, segundo ele, deve se esgotar em 12 meses, no máximo. O especialista também fez uma análise do cenário econômico brasileiro, apontando o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2% ou mais, a queda da taxa Selic, hoje em 10,75% e o IPCA estável. “Esses números traduzem em um cenário econômico favorável para a compra de imóvel”, disse.
Habitação Popular – Daniela Ferrari, diretora de Habitação Econômica no Secovi-SP, também participou do evento, destacando as oportunidades proporcionadas pelos programas Casa Paulista (estadual) e Minha Casa, Minha Vida (federal). Ela informou que, nos últimos 12 meses, foram lançadas 2.196 unidades de interesse social em Piracicaba, das quais 71% fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida. Do total de unidades vendidas, no último ano, 2.341 delas (75%) fazem parte do MCMV, revelou Daniela, que também é vice-presidente de Habitação Econômica do SindusCon-SP (Sindicato da Construção Civil de São Paulo).
A importância do Secovi-SP na difusão da informação e conhecimentos, por meio da oferta de inúmeros serviços, foi destacada na fala do vice-presidente do Interior do Secovi-SP, Frederico Marcondes César, que mencionou a divulgação da pesquisa do mercado do interior paulista como uma ferramenta extremamente valiosa para o incorporador imobiliário.
“O Secovi-SP pode apoiar, com boas referências, políticas que geram impacto produtivo na produção de habitação de interesse social, como adensamento nas regiões centrais, redução das exigências de vagas e tamanho mínimo de unidades e lotes, para evitar o espraiamento da produção imobiliária”, acrescentou Daniela Ferrari, que também é vice-presidente de Habitação Econômica do SindusCon-SP.
“Como agentes de desenvolvimento do mercado imobiliário, fazer parte da divulgação destes dados é essencial. Acredito que tivemos êxito em traçar um panorama deste momento positivo e muito assertivo para o mercado imobiliário”, salientou o diretor regional do Secovi/SP em Piracicaba, Angelo Frias Neto, também diretor presidente da Frias Neto.
Também estiveram presentes no encontro, o prefeito Luciano Almeida, o ex-prefeito Barjas Negri e os deputados estaduais Helinho Zanatta e Alex de Madureira, além de Juliano Dorizoto, diretor comercial da ACIPI (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e Alfredo Freitas, presidente da ABMI (Associação Brasileira do Mercado Imobiliária).