Desenvolvimento urbano e ações da prefeitura voltadas ao setor imobiliário pautaram encontro com associados
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou de encontro com associados do Secovi-SP promovido pela Regional da entidade nesta quarta-feira, 24/5. O desenvolvimento da cidade e as ações da prefeitura para o setor imobiliário estiveram em pauta no evento, durante o qual foram apresentados o balanço do mercado imobiliário do interior em 2022.
A região de Campinas foi destaque entre as 31 cidades abrangidas pela Pesquisa Secovi-SP, realizada em parceria com Brain Inteligência Estratégica, em termos de oferta lançada no ano, com 35.356 unidades. A região ficou em segundo lugar no ranking, atrás apenas da Região Metropolitana de São Paulo, com 49.481 unidades. “Campinas é sinônimo de crescimento”, afirmou a diretora Regional do Secovi-SP, Kelma Camargo.
“É importante parabenizar o setor”, disse o prefeito, acrescentando que o Executivo tem buscado eficiência e rapidez dos órgãos municipais na tramitação da análise e aprovação de projetos. “A gente tem melhorado, mas temos de melhorar muito, sempre. Os dados são um estímulo para avançarmos ainda mais”, afirmou.
A secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho, apresentou um resumo das ações realizadas pela pasta para aperfeiçoar o atendimento ao cidadão, que têm, como consequência, dinamizado o retorno ao mercado imobiliário da cidade, com redução dos prazos na tramitação processos para os novos empreendimentos.
Segundo ela, em três anos, a emissão de alvarás de aprovação de projetos pela prefeitura cresceu 67,23%, passando de 760 em 2020 para 1.271 em 2022. Os alvarás de execução passaram de 1.763 em 2020 para 2.197 em 2022; com aumento de 24,62%. Os Certificados de Conclusão de Obra (CCO), o antigo habite-se dado no final da construção, somaram 872 em 2020 e chegaram a 1.625 no ano passado, com ampliação de 86,35%.
Outro grande avanço foi a redução do prazo de análise prévia de loteamentos, a partir da criação do Grupo de Análise de Loteamentos (GAL), em 2021: de 58 meses, tempo médio desde 2014, para sete meses em 2022. O cadastramento de glebas também cresceu: de 37 em 2020 para 58 no ano passado.
Além de associados e de diretores da Regional Secovi-SP, o evento contou com a presença de José Alexandre Bento, representando o secretário Municipal de Finanças, Aurílio Sérgio Caiado; dos vereadores Marcelo Silva e Paulo Gaspar; dos representantes em Campinas do SindusCon-SP, Marcio Benvenutti; e da Aelo, Junior Cabrino.
* Com informações da Prefeitura de Campinas | Fotos: Carlos Bassan/SePlurb