CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

 

Segunda-feira, 25 de março de 2013. 

 

 

(Nivaldo Silva/Oboré)

 

A Rede Nossa São Paulo e o Fórum Suprapartidário por uma São Paulo Saudável e Sustentável participaram no último sábado (23) da quinta aula do curso “Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter”. Falaram aos jovens jornalistas a respeito da importância da participação popular na revisão do Plano Diretor Estratégico da Cidade de São Paulo. O curso é uma parceria do Projeto Repórter do Futuro e da Escola do Parlamento da Câmara Municipal.

Segundo Ros Mari Zenha, representante do Fórum, “o desafio é qualificar o debate, oferecendo à sociedade civil informações necessárias para que tenham condições de opinar e apresentar propostas”.

Para o sociólogo Maurício Broinizi, da Rede Nossa São Paulo, o Plano Diretor deve garantir que o recurso público seja colocado à disposição dos interesses da sociedade. Segundo ele, o controle social será cada vez mais um fator preponderante. “Assim como a não realização de metas pela administração municipal teve grande peso no resultado das últimas eleições, o cumprimento das metas será um indicador importante para as comunidades”, ressaltou.

Como em todos os finais de aula do curso, os participantes, a maioria estudantes de jornalismo, puderam fazer perguntas aos palestrantes e questionar os professores sobre como equacionar a demanda social com os prazos de discussão e aprovação do Plano Diretor.

“O Executivo deve disponibilizar informação sobre o Plano em todas as plataformas e o Legislativo pode contribuir e realizar cursos como este. As organizações da sociedade civil devem estimular o diálogo com seus públicos, e a mídia deve dar a atenção que a questão merece”, destacou Ros Mari.

Na próxima aula, dia 6 de abril, os alunos receberão o artista plástico Jaime Prades, os jornalistas André Deak e José Roberto Torero, e o músico de rua Emerson Pinzindin para debater as diferentes plataformas que constroem a moderna crônica paulistana.

 

Publicação

A íntegra das palestras e sínteses das entrevistas realizadas pelos estudantes durante o curso, que vai até dia 27 de abril, serão reunidas em uma publicação elaborada pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.O lançamento está  previsto para o dia 25 de janeiro de 2014, no 460º aniversário da capital paulista.

 

Confira a reportagem da TV Câmara.

 

(25/3/2013 – 16h50)

 

Fonte: Câmara Municipal de São Paulo

]]>