O presidente do Conselho Consultivo do Secovi-SP, Romeu Chap Chap, participou como palestrante da 11ª edição da Barcelona Meeting Point (BMP), realizada de 6 a 11/11, na Espanha, reunindo feira de empreendimentos imobiliários e seminários. Em painel especialmente dedicado ao Brasil (o primeiro Live & Invest in Brazil), ele destacou as oportunidades também oferecidas pela capital paulista, onde o turismo de negócios é muito forte.

“O painel teve a presença de várias lideranças empresariais e autoridades brasileiras divulgando nossas potencialidades, como os governadores Jaques Wagner (Bahia), Teotônio Vilela Filho (Alagoas) e Marcelo Déda (Sergipe), o diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo e o secretário do Turismo de Pernambuco José Chaves”, enumera.

Repercussão – A palestra de Chap Chap teve grande repercussão. Foi focalizado o consistente crescimento do mercado de imóveis da capital paulista (aspecto reforçado por indicadores da Pesquisa Secovi e resultados do Salão Imobiliário São Paulo, promovido em setembro último).

Além disso, foram apresentados dados que mostram por que São Paulo é a cidade mais cosmopolita da América Latina (atualmente, é a segunda maior metrópole do mundo em termos populacionais, com 11 milhões de habitantes).

Curiosidades – Marcado por rica diversidade em todos os sentidos, o Município abriga, 107 das 170 feiras organizadas anualmente no País e recebe mais de nove milhões de turistas (que movimentam R$ 8 bilhões e fazem girar 56 setores da economia). “Algumas curiosidades, como o fato de serem consumidas, por minuto, 720 pizzas, foram utilizadas para expressar a dinâmica da cidade”, comenta Chap Chap.

Segundo ele, os investidores estrangeiros já estão direcionando recursos abundantes para a região Nordeste, “razão pela qual buscamos apresentar alternativas.”

BMP no Brasil – Conforme Chap Chap, tudo indica que o Brasil continuará sendo ‘a bola da vez’ do investimento imobiliário mundial, notadamente o Nordeste. “O interesse é concreto e as chances de investimentos enormes. Acredito que teremos importantes resultados pela frente, pois o País está na moda na Europa. No final deste mês, inclusive, deveremos receber a visita do presidente do BMP, Enrique Lacalle, que dará início a estudos para promover o evento no Brasil, possivelmente em 2009”, adiciona.