O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sorocaba, em parceria com o Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo – Secovi-SP, inicia nesta segunda-feira (13/12), uma campanha de conscientização sobre o consumo de água em condomínios residenciais. A ação ocorrerá por meio da divulgação de folhetos informativos, com o apoio de empresas que administram tais empreendimentos na cidade.
“O objetivo é atingir o maior número possível de pessoas que residem nesses residenciais. Estamos enfatizando ações com públicos específicos, como escolas, indústrias e, agora, estendendo também essa ação de orientação para mais esse grupo. O objetivo é evitar o desperdício e promover a economia de água, principalmente no atual período de estiagem”, destaca o diretor-geral do SAAE/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.
Atualmente, os consumidores residenciais correspondem a 89,93% das ligações ativas do SAAE/Sorocaba, enquanto as demais categorias (industrial, comercial, repartições públicas e outras) somam 10,07% das ligações. Com relação ao consumo efetivo de água, a categoria residencial representa 88,96% do total consumido na cidade e, dentro desta categoria, os condomínios residenciais respondem por uma parcela importante do consumo.
“A água potável é um bem finito, que precisa ser preservado. E iniciativas educativas são essenciais para se criar a cultura do uso consciente da água também nos condomínios. Nós apoiamos a campanha da Saae/Sorocaba e vamos fazer chegar as recomendações às administradoras de imóveis”, aponta Cleusa Bersi, diretoria de Condomínios da Regional do Secovi-SP em Sorocaba.
Levantamento feito pela autarquia, considerando imóveis classificados como condomínios multifamiliares, aponta que os 50 maiores empreendimentos representam 5,5% do consumo total da cidade. Ao se analisar os 1.500 maiores, esse valor chega à marca de 19,15%.
“Considerando a relevância do consumo desses clientes, se os 1.500 maiores condomínios economizarem o equivalente a 10% do que utilizam mensalmente, isso representaria 2% do consumo mensal do município, ou seja, aproximadamente 72 mil metros cúbicos (72 milhões de litros). Esse volume equivale ao abastecimento de água de uma população de 15 mil pessoas ou 30 piscinas olímpicas mensais”, explica o diretor-geral da autarquia.
Programas educativos – O Saae/Sorocaba também disponibiliza para os condomínios uma série de programas educativos sobre o uso consciente da água, onde as ações são todas gratuitas e, para fazer o agendamento, basta entrar em contato com a equipe de Educação Ambiental da autarquia.
Por exemplo, o programa “O Saae vai até você” é direcionado especificamente para condomínios e empresas, conforme a necessidade de cada grupo. São abordados temas relativos ao meio ambiente, além de dicas e informações sobre o uso consciente e a economia da água.
A equipe de Educação Ambiental também está atuante com os programas “Água Viva”, “Reviágua” e “Saae vai à escola”, que são voltados, além de para professores e alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, igualmente a empresas, clubes, associações, organizações e entidades.
Os agendamentos das atividades de Educação Ambiental do Saae/Sorocaba podem ser feitos via WhatsApp: (15) 98158-0697 ou pelo e-mail: edambiental@saaesorocaba.sp.gov.br . É recomendado informar a quantidade prevista de público, a faixa etária, o tipo de ação, assim como opções de datas e horários.
Faça download dos cartazes:
- Cartaz 1 – Ações simples, no dia a dia, contribuem para o uso consciente da água em seu condomínio.
- Cartaz 2 – Estamos em período de estiagem – Cada gota faz a diferença
- Cartaz 3 – Estamos em período de estiagem – A melhor ideia é economizar água