Organizado e promovido pelo Secovi-SP e a Reed Exhibitions Alcantara Machado, o 3° Salão Imobiliário São Paulo (Sisp) reuniu 250 empresas do setor imobiliário no período de 25 a 28 de setembro, em uma área de exposição de 35 mil metros quadrados.

Durante os quatro dias de feira, construtoras, incorporadoras e imobiliárias presentes ofereceram aos 45.617 visitantes – em 2007 foram 41.419 – diversas opções de imóveis residenciais, comerciais e de veraneio de todas as regiões do Brasil e de países como Argentina, Estados Unidos, Espanha e Uruguai. Foram mais de 30 mil unidades disponíveis, sendo 18 mil apenas para fins residenciais. O público também encontrou facilidades na obtenção de crédito imobiliário, já que 15 bancos e instituições financeiras criaram condições especiais para quem quisesse adquirir um imóvel no evento.

“O Sisp cresce a cada edição. Consolidado como a maior vitrine imobiliária da América Latina, em 2008 dobrou de tamanho em relação ao ano passado. Fechamos a feira com 90% de renovação das empresas presentes neste ano, com todos os bancos e instituições financeiras confirmadas para 2009, o que comprova a força do evento”, informa Eduardo Sanovicz, diretor de Feiras da Reed Exhibitions Alcantara Machado.

“O Salão 2008 foi marcado pelo atendimento a todas as classes sociais: unidades habitacionais populares, lançamentos de empreendimentos para a classe média, apartamentos de R$ 5 milhões e imóveis de investimento e veraneio. O visitante encontrou tudo fácil, desde a casa de R$ 59 mil com prestações fixas de R$ 120,00, ao financiamento direto com a construtora ou o seu banco de preferência, e até os móveis e projetos de decoração para a tão sonhada casa própria”, afirma Ricardo Matrone, show manager do evento.

Dentre as novidades, esta edição teve: uma área internacional, denominada SIMA Brasil e coordenada pelo Salão Imobiliário de Madri (SIMA), o maior do mundo, para a comercialização de imóveis no Exterior; o Sisp Corporate, criado para atender à demanda do mercado para unidades comerciais e corporativas, de grande porte e centros de distribuição; e o Sisp Private, local específico para receber e apresentar ao público de alto padrão imóveis e lançamentos, ou ainda estabelecer ações de relacionamento com novos clientes. Mais uma vez, o Salão apresentou o Home Solutions, com soluções e produtos para decoração, automação e serviços; e o Sisp ImoTur, com produtos e empresas com foco no mercado turístico nacional e internacional, com captação de investidores internacionais.

“O Salão Imobiliário 2008 superou as expectativas mais otimistas. O público estava muito interessado e demonstrou confiança no segmento e no financiamento bancário. A procura em alguns estandes de vendas comprovou que o momento para se adquirir um imóvel é agora. Ficamos muito satisfeitos com os resultados e com o marco que a Semana Imobiliária representa: o início de uma era sustentável, cujo caminho é sem volta e inexorável. Tanto o Master Imobiliário quanto o Sisp e a Convenção Secovi contribuíram decisivamente para uma mudança de atitude por parte de todos os que atuam na área e até mesmo os consumidores”, analisou o presidente do Secovi-SP, João Crestana.

Convenção Secovi

Paralelamente ao SISP aconteceu a 5a Convenção Secovi, evento voltado para profissionais do setor imobiliário, com o tema “O mercado imobiliário de olho no futuro” e a participação de renomados especialistas internacionais, como Laurence Yun, economista eleito pelo USA Today como um dos 10 melhores dos Estados Unidos e vice-presidente da NAR (National Association of Realtors), uma das maiores associações imobiliárias do mundo; e Alexandra Costeau, neta do lendário explorador Jacques-Yves Cousteau, que discutiu a importância da preservação ambiental e a construção sustentável para o setor imobiliário.

O Sisp 2008 e a Convenção Secovi integraram a programação da Semana Imobiliária 2008, composta ainda pela realização do 14o Prêmio Máster Imobiliário, organizado pela Fiabci Brasil (Federação Internacional das Profissões Imobiliárias) e Secovi-SP.