As obras que interligam o bairro Jardim Aquarius à Via Oeste e ao Anel Viário já foram finalizadas. O acesso foi liberado no dia 29/9. Com a ligação, a Avenida Cassiano Ricardo deixa de ser a única opção dos moradores que desejam sair da região.

A nova alternativa de acesso foi implantada pela Prefeitura de São José dos Campos. A Rua Armando de Oliveira Cobra foi prolongada até a Avenida Florestan Fernandes, na pista Sul do Anel Viário. Segundo a administração municipal, são 120 metros de extensão com calçada, que tem início após a rotatória, paralela à Rua Rodrigues Reis Tuy, permitindo trefegar no bairro a partir da Avenida Jorge Zarur.

Ainda neste semestre, a prefeitura pretende iniciar outra construção, com a pavimentação da Rua João Batista Ortiz Monteiro. Serão 600 metros de via com calçada e ciclovia que farão a ligação da Via Oeste com a Avenida Cassiano Ricardo.

Para o diretor da Regional do Secovi na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Frederico Marcondes César, o debate sobre o plano de mobilidade de São José dos Campos é tão importante quanto a determinação da nova Lei de Zoneamento. “A entrega dessa nova via é uma boa notícia para todos os joseenses e pessoas da região que circulam na cidade, pois facilita alguns acessos e deve reduzir o trânsito na região do Jardim Aquarius e Cassiano Ricardo nos horários de maior fluxo. A nova Lei de Zoneamento, que tramita na prefeitura, deve levar em consideração o Plano de Mobilidade entregue pela mesma, pois são assuntos totalmente correlacionados e influenciadores no deslocamento das pessoas pela cidade”, afirmou.

Na obra, foram investidos R$ 295 mil. Ao todo, serão investidos R$ 2,5 milhões em melhorias no trânsito da zona Oeste. Os serviços, que fazem parte do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, objetivam otimizar o fluxo de veículos na região do Urbanova e Colinas.