O Governo do Estado de São Paulo liberou o uso das máscaras em qualquer ambiente aberto do estado de São Paulo a partir desta quarta-feira (9/3). Nas áreas comuns abertas do condomínio como piscinas, churrasqueiras, playground, entre outras, não há mais obrigatoriedade do uso de máscaras. Porém, as máscaras devem continuar sendo utilizadas em locais fechados, como por exemplo, hall social, salão de jogos, academias e elevadores.
A decisão fundamenta-se no avanço da vacinação em São Paulo. “É um novo momento na vida e no trabalho. Depois de dois anos e dois meses de pandemia e de perdas, nós podemos tomar uma medida com esta importância e dimensão”, afimou o governador João Doria Jr.
Desde 7 de maio de 2020, a utilização era obrigatória em todo o estado nas ruas, locais públicos, estabelecimentos comerciais, condomínios, repartições públicas e transporte por aplicativo. No transporte público – cujo uso está mantido – a obrigatoriedade passou a valer em 4 de maio daquele ano.
Agora, o uso de máscara é opcional em locais como vias públicas, parques, ambientes escolas abertos, shows e eventos ao ar livre.