Especialistas estiveram reunidos na sede do Secovi-SP, na tarde de 11 de junho, com o objetivo de informar, orientar e fornecer importantes dicas sobre normas regulamentadoras, nova legislação previdenciária e técnicas de segurança patrimonial. Eles falaram a um público composto síndicos, representantes de administradoras de condomínios, engenheiros e técnicos de segurança no trabalho durante o 3º Seminário Segurança do Trabalho “Prevenindo acidentes e assaltos em condomínios”, realizado pela entidade em parceria com o Sinpait – Sindicato Paulista dos Agentes de Inspeção do Trabalho.

“A iniciativa, que chega à terceira edição coroada de êxito, visa a promover o contínuo aperfeiçoamento dos profissionais e colocá-los em contato com as principais novidades e tecnologias existentes no mercado nacional e também internacional”, pontuou Yves Mifano, diretor de Segurança no Trabalho da vice-presidência de Tecnologia e Relações de Mercado. “Isso sem falar na oportunidade de se atualizarem sobre a vasta legislação que rege o setor”, continuou.

O vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, Hubert Gebara, enfatizou a importância dos temas a serem discutidos na oportunidade, dentre eles a necessidade de observar as normas regulamentadoras dos Ministérios do Trabalho e Emprego que tratam da saúde e segurança do trabalhador, as quais, cumpridas à risca, podem evitar uma série de inconvenientes, inclusive acidentes.

Ao síndico, disse ele, cabe escolher empresas sérias e idôneas para a realização de serviços terceirizados, que também se preocupem em garantir as condições de segurança de seus funcionários. “É bom lembrar que o síndico é responsável solidário por tudo o que ocorre no condomínio, portanto, tem de estar atento a essas e outras tantas questões que envolvem o dia-a-dia condominial”, advertiu. “Há muito o que aprender nesta tarde. Então, vamos aproveitar os ensinamentos que esses excelentes profissionais têm a nos oferecer.”

Palestras de alto nível e conteúdo

Com trabalhos coordenados pelo vice-presidente de Cultura do Sinpait, Juarez Correia Barros Júnior, o evento teve início com a palestra “Acidentes e doenças de trabalho em condomínio”, ministrada pelo auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, Gianfranco Pampalon, seguido do engenheiro Antonio Moreira, da Vila Velha Serviços, que explicou “Como o síndico pode prevenir doenças e acidentes em condomínios”.

José Carlos Dias Carneiro, médico e diretor da Esame – empresa especializada em gestão de saúde no trabalho –, fez uma apresentação sobre “A nova legislação da Previdência – FAP e NTEP”, tema que, devido à abrangência e importância, deverá ser objeto de discussões mais aprofundadas em evento específico, conforme informou Juarez Correia.

A palestra “Controlando alergias no interior de edifícios”, com o biólogo Fábio A. Costa, da APS Associados, abriu a segunda parte do evento, que teve ainda exposições sobre “Uso seguro de elevadores em edifícios”, feita pelo gerente sênior de Meio Ambiente, e Segurança para a América Latina; e “Prevenção e gestão em saúde e PPP – Importância e implicações trabalhistas”, com Julieta da Silveira Nani Garibe, engenheira de Segurança do trabalho do Seconci-SP.

A gerente de Relações Empresariais do Seconci-SP, Flavia Coelho, fez um breve relato sobre a entidade, cujas atividades foram detalhadas em vídeo institucional apresentado ao público.

Concluindo a série de palestras, Chen Gilad, diretor de Planejamento do Grupo Haganá, falou sobre “Prevenção de assaltos , invasões e seqüestros em condomínios”. A cobertura completa do evento e as palestras estarão disponíveis em breve.

Encerrando o seminário, os palestrantes esclareceram uma série de dúvidas apresentadas pelo público presente. A iniciativa teve apoio de APS Associados, Elevadores Otis e Iltda Propaganda & Marketing, e patrocínio de Haganá, Seconci-SP e Vila Velha Serviços.