A14ª edição da Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas acontece no dia 22/9, na sede da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas). O objetivo é intermediar o diálogo entre cidadãos, instituições, iniciativa privada e governo para aprofundar a discussão sobre os três pilares da sustentabilidade: ambiental, econômico e social, e propor políticas públicas e legislações de caráter mais objetivo e resolutivo. Esse evento, gratuito, é fruto da lei de autoria do vereador Gilberto Natalini (PV), que é o proponente e o presidente da Conferência.

Com o tema “Água e Energia: crise e superação sustentável”, o evento será aberto por uma mesa diretora, onde autoridades de diversas áreas do governo estadual e municipal e entidades da sociedade civil irão expor ações focadas nas questões de sustentabilidade. A palestra magna, que será ministrada por Marina Silva, ambientalista e ex ministra do Meio Ambiente, e os dois painéis contarão com a presença de especialistas da iniciativa privada, governo, universidade e terceiro setor. O Secovi-SP é um dos apoiadores.

“O Brasil enfrenta crise hídrica e energética simultaneamente e com dimensões dramáticas. A escassez de chuvas sem precedentes no Centro-Sul, desde o verão 2013/14, ameaça o abastecimento de muitas cidades, incluindo o desta metrópole de 11 milhões de habitantes”, comenta Gilberto Natalini, proponente do evento.  

Oitenta por cento da matriz de eletricidade tem fonte hidráulica e o nível das represas vem caindo de forma acentuada. “Assim, este tema se impõe para esta 14ª Conferência, ainda mais considerando que a baixa pluviosidade tem entre suas causas principais as mudanças climáticas e o desmatamento da Amazônia. Estes desafios de enfrentamento da crise na perspectiva de curto prazo, mas também de longo prazo, serão abordados no evento em duas mesas com grandes especialistas”, explica Natalini.

Dessas conferências já saíram leis importantes para a cidade de São Paulo, como a Lei de Água de Reuso, que já economizou bilhões de litros de água potável na cidade de São Paulo.

Cenário de iniciativas sustentáveis

Na área de exposição, o público terá oportunidade de conhecer diversos exemplos de projetos, produtos e serviços alinhados às questões de sustentabilidade, com o conceito de produzir mais e melhor com menos.

Programação

8h30
Credenciamento

Café de boas vindas
Visita à área de exposição

9h
Mesa de Abertura

Vereador Gilberto Natalini (PV)

Proponente e Presidente da Conferência P+L e Mudanças Climáticas

Autoridades convidadas

 

10h
Palestra Magna – Os desafios para o desenvolvimento sustentável no Brasil

Marina Silva – Ambientalista e ex-Ministra do Meio Ambiente

Participação do Público

12h
Solenidade de entrega do Prêmio Responsabilidade Ambiental 2015

13h – Mesa 1

Água: os desafios e aprendizados para preservação deste recurso natural

Discutindo-se soluções de curto e longo prazo na perspectiva do uso racional, reúso e proteção de mananciais

Participação do Público

15h30 – Mesa 2

Energia: fontes renováveis e a matriz energética brasileira

Tratando das oportunidades de desenvolver a eficiência energética e uma matriz limpa e renovável.

Participação do Público

17h
Apresentação Carta Compromisso

Encerramento

Serviço

14ª Conferência P+L e Mudanças Climáticas
Data: 22/09/2015
Horário: 8h30 às 17h00
Local: Sede da APCD– Rua Voluntários da Pátria, 547- Santana

Fonte: Assessoria de Imprensa do vereador Gilberto Natalini