A 3ª Oficina promovida pelo CTE/EnRedes – Desempenho & Industrialização da Construção – acontecerá no dia 25/8, em São Paulo, e irá abordar os impactos da Norma de Desempenho no setor da construção, desde a sua vigência, e a utilização pela construção de novos sistemas construtivos industrializados.

O evento, que conta com apoio do Secovi-SP, terá entre os palestrantes Carlos Borges, diretor presidente da Construtora Tarjab e vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do Sindicato, e Carlos Pinto Del Mar, advogado do escritório Pacífico e Del Mar e integrante do Conselho Jurídico da Presidência do Secovi-SP. Borges falará sobre “Incorporadoras e construtoras e a Norma de Desempenho” e Del Mar, sobre “Aspectos jurídicos da Norma de Desempenho”.

A ABNT NBR 15.575 – Norma de Desempenho para edificações habitacionais entrou em vigor em julho de 2013. Desde então, várias empresas incorporadoras, construtoras, projetistas e fabricantes de materiais vêm se capacitando e se estruturando para atender a esta norma em seus novos empreendimentos. Trata-se de um esforço coletivo de toda a cadeia produtiva para entregar empreendimentos que atendam às exigências dos usuários em relação à segurança, estanqueidade, habitabilidade e durabilidade.

Paralelamente, embora ainda de forma tímida, surgem algumas iniciativas de industrialização da construção, visando redução de prazos e custos e aumento da produtividade. Exemplos dessas iniciativas são os sistemas construtivos em pré-fabricados e paredes de concreto, com utilização do aço e painéis, tanto em edificações comerciais quanto habitacionais.

Esta oficina irá trazer novos sistemas construtivos industrializados que estão sendo adotados por empresas líderes da cadeia produtiva da construção e seus impactos na rentabilidade dos negócios. E irá promover o debate sobre as práticas e os desafios.

Para mais informações, clique aqui.

Fonte: CTE