Pesquisa inclui informações do mercado imobiliário dos principais polos econômicos do Interior, da Baixada Santista e Região Metropolitana
O Secovi-SP realizou webinar na manhã desta terça-feira, 27/2, para apresentação dos resultados da Pesquisa Trimestral do Mercado Imobiliário de 31 Cidades do Interior, da Baixada Santista e da Região Metropolitana de São Paulo.
Desenvolvida pela entidade em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, a pesquisa mostra que o volume de lançamentos atingiu 42.751 unidades e as vendas totalizaram 54.497 unidades em 2023 nas cidades abrangidas. No segmento econômico, representado por imóveis enquadrados nos parâmetros do programa Minha Casa, Minha Vida, foram lançadas 18.897 unidades e vendidas 23.074 unidades.
Considerando o quarto trimestre do ano passado, São José do Rio Preto, Osasco e Campinas lideraram o ranking de lançamentos, com 1.048, 1.044 e 938 unidades, respectivamente. As cidades também ficaram nas primeiras colocações em vendas, mas em posições diferentes: Campinas (1.321 unidades), Rio Preto (1.063 unidades) e Osasco (942 unidades).
Apresentada por Guilherme Werner, sócio consultor da Brain, a pesquisa inclui ainda dados de oferta, valores, variação do preço médio, dentre outros, que estão disponíveis no relatório completo.
Base ampliada
O vice-presidente do Interior Frederico Marcondes Cesar destacou a importância e o potencial do setor nesses 31 municípios, situados em grandes polos econômicos do Estado, e anunciou a ampliação da Pesquisa para 41 cidades a partir de 2024.
“O Secovi-SP é um ambiente onde se produz muita informação, muitos dados, e só existe por causa das empresas, que precisam dessas ferramentas de inteligência de mercado para obter melhor performance”, afirmou Ely Wertheim, presidente executivo da entidade.
Um panorama do mercado imobiliário nacional e da cidade de São Paulo foi traçado pelo economista-chefe do Secovi-SP, Celso Petrucci, que também demonstrou os principais indicadores econômicos e macroeconômicos que influenciam as atividades do setor, como números de empregos, financiamentos à produção e à aquisição de imóveis, taxas de juros, inadimplência, recursos da poupança e FGTS, entre outros.
A íntegra da webinar pode ser conferida no canal do Secovi-SP no YouTube.