Piracicaba encerrou 2022 com 2.547 unidades lançadas, 3.029 unidades vendidas e oferta final de 1.926 unidades. Os dados foram apresentados durante o Encontro Secovi-SP do Mercado Imobiliário, realizado nesta terça-feira, 11/4, em formato presencial depois de três anos, em razão da pandemia de covid-19.

Marcelo Gonçalves, sócio consultor da Brain Inteligência Estratégica, detalhou as informações e analisou o desempenho do mercado no evento, coordenado por Angelo Frias Neto, diretor para Piracicaba na Regional Secovi-SP em Campinas.

De acordo com o estudo, os lançamentos recuaram -31,3% em relação a 2021, quando foram lançadas 3.710 unidades. O VGL (Valor Global Lançado) de R$ 769,6 milhões registrado no ano passado ficou -17,1% abaixo dos R$ 927,9 milhões apurados em 2021.

Imóveis de 2 dormitórios econômicos, com área útil até 45 m2 e preços inferiores a R$ 230 mil destacaram-se em termos de lançamentos. Os outros mercados participaram com 31% do total lançado, frente a 69% dos econômicos, mas apresentaram maior VGL, de 57%.

Na contramão dos lançamentos, as vendas subiram 38% quando comparadas as 3.029 unidades comercializadas em 2022 com os 2.188 imóveis negociados no ano anterior. O VGV (Valor Global de Vendas) atingiu R$ 843,5 milhões e registrou variação positiva de 44% em relação a 2021, quando foram registrados R$ 582,6 milhões.

Os imóveis econômicos responderam por 79% das vendas no ano. Sessenta e dois por cento do total vendido eram unidades de 2 dormitórios econômicos, com preço até R$ 230 mil; 46% com até 45 m2 de área útil, e 39% na faixa entre 45 m2 e 65 m2. Ainda que não tenham acompanhado os mesmos percentuais, imóveis com esse perfil também lideraram em termos de VGV.

A oferta final em Piracicaba era de 1.926 unidades em dezembro de 2022, equivalente a R$ 695,7 milhões em valores.

Confira a íntegra do estudo.