Apoiar o mercado imobiliário na jornada da sustentabilidade é meta do Secovi-SP

Entidade integra Aliança Pela Redução de Gases do Efeito Estufa no setor da construção e da incorporação imobiliária

As mudanças climáticas e os perigos que elas representam para a humanidade exigem a adoção de práticas sustentáveis. Com esse objetivo, Secovi-SP, Abrainc e SindusCon-SP instituíram a Aliança pela Redução de Gases do Efeito Estufa (GEE), dedicada ao estudo de medidas que podem ser implantadas pela construção e a incorporação imobiliária.

No sentido de preparar o setor para as regulações já existentes e as que ainda virão sobre emissões de GEE, e visando capacitar as atividades da área para um atuação propositiva e não apenas reativa, a Aliança contratou consultoria que elaborou diagnóstico com base em 42 companhias brasileiras. O resultado do inventário setorial foi apresentado em encontro que reuniu mais de 100 representantes de empresas associadas às entidades.

Com abrangência nacional, o inventário considera a abordagem de controle operacional sobre as atividades e traz dados por setor, localização, operação, categoria e precursor de escopos, com medição de emissões de vários tipos gases. Entre as recomendações de boas práticas estão priorizar fornecedores que já possuem iniciativas de descarbonização e seguir o conceito de economia circular.

No entender do Secovi-SP, que também apoia o mercado com publicações e cursos alinhados à sustentabilidade e à agenda ESG, este é um tema que irá crescer cada vez mais e, do ponto de vista empresarial, é fundamental o protagonismo do mercado imobiliário.

 

Ver coluna em PDF