O Secovi-SP recebeu a sinalização de que o Corpo de Bombeiros irá prorrogar o prazo da consulta pública sobre as regras para “Ocupações com pontos de recarga para veículos elétricos”, estabelecida pela Portaria nº CCB-001/800/2024. A mudança, que será publicada em breve no Diário Oficial, ocorre após ofício encaminhado por Secovi-SP, Abrainc e SindusCon-SP, apresentando argumentos que fundamentam a ampliação do prazo.

Para continuar avançando nas discussões, o Secovi-SP sediou, nesta quinta-feira, 25/4, mais uma reunião com a participação de representantes do setor imobiliário (Abrainc, SindusCon-SP e Sindinstalação), da indústria (Fiesp) e do setor automotivo (ABVE e Anfavea), montadoras e empresas especializadas em carregadores de veículos elétricos, além da ABNT/CB-024 – Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndio.

Dentre os próximos passos, está prevista a realização de um workshop, com a participação do Corpo de Bombeiros, a fim de apresentar informações sobre sistemas de segurança já embutidos nos veículos elétricos, métodos de combate ao fogo e recomendações para as instalações dos pontos de carregamento. Além disso, a ABVE planeja realizar simulações de incêndio em carros elétricos.

Para o Secovi-SP, a colaboração entre diferentes entidades e setores é fundamental no sentido de garantir a segurança e a eficiência na implementação de soluções para as estações de recarga para veículos elétricos. A entidade está comprometida em continuar acompanhando e reportando os avanços dessa importante pauta.