O mês de abril promete mais discussões sobre o futuro do desenvolvimento da cidade. O grupo Agenda Bauru deve se reunir nas próximas semanas para ampliar o debate e cobrar decisões referentes à revisão da Lei de Zoneamento do município.

O projeto de lei está sendo discutido pelos técnicos da prefeitura municipal, enquanto aguarda ser concluída a fase de análise e discussão do tema em audiências públicas, para que depois o conteúdo seja encaminhado ao legislativo bauruense.

No último Encontro do Mercado Imobiliário, promovido pela Regional Bauru no dia 21/3, o arquiteto e urbanista Eduardo Della Manna, coordenador executivo da vice-presidência de Assuntos Legislativos e Urbanismo Metropolitano do Sindicato, abordou o tema sob o título “Sociedade, urbanismo e mercado imobiliário: caminhos e soluções”.

A plateia era formada por representantes do setor imobiliário, da construção, serviços, comércio, profissionais liberais, vereadores, entidades de classe e líderes comunitários. Na ocasião, foi apresentado um histórico do desenvolvimento urbano brasileiro, o papel dos planos diretores e leis de zoneamento ao longo do tempo e conceitos do Estatuto da Cidade, um marco na legislação urbanística brasileira.

A minuta do projeto de lei da revisão do Zoneamento bauruense foi apresentada e comentada por Della Manna, destacando seus pontos positivos e chamando a atenção para aqueles mais polêmicos, sempre sugerindo alternativas. Esta apresentação continua ressoando na cidade, especialmente entre as entidades de classe, que têm debatido o conteúdo da palestra para aprofundar ainda mais as discussões sobre o tema.