Presidente Flavio Amary durante abertura da Confraternização de Mercado

Na noite de quinta-feira, 6/12, o Secovi-SP realizou sua tradicional Confraternização de Mercado, em que empresas e profissionais do setor imobiliário foram diplomados com a certificação PQE (Programa Qualificação Essencial) e as designações Cersim (Corretor Especialista Rede Imobiliária Secovi) e GParsolo (Gestor de Empreendimentos Privados de Desenvolvimento Urbano).

Para conquistar o PQE, as empresas inscritas devem enviar seus colaboradores para assistir palestras, cursos e eventos do Secovi-SP e da Universidade Secovi focados no mercado imobiliário e, desta forma, acumular pontos durante o período de vigência do programa. Ao atingir a pontuação necessária, as empresas se qualificam para a certificação.  

Das 192 empresas da capital e do interior de São Paulo inscritas no PQE, 92 se qualificaram e obtiveram a certificação 2019. Este ano, oito empresas receberam homenagem especial pela manutenção do PQE por 10 anos (quatro empresas) e 15 anos consecutivos (quatro empresas).

“O objetivo do Secovi-SP com o PQE é elevar o nível da qualificação de profissionais e empresas que compõem o mercado imobiliário. Aqueles que investem e se dedicam à reciclagem e a adquirir novos conhecimentos se diferenciam diante de seus concorrentes e conquistam a confiança de clientes, que buscam sempre o melhor atendimento”, afirma Jaques Bushatsky, coordenador geral do PQE e pró-reitor da Universidade Secovi.

Para Patricia Rodrigues de Araujo, gerente administrativa da Spadoni & Hirsh Participações Ltda, que foi renovou a certificação PQE mais uma vez, estar atualizado não é um diferencial mas, sim, uma exigência do mercado atual de trabalho. “Ter um funcionário habilitado para exercer as suas funções na empresa e que presta um atendimento diferenciado ao cliente é de grande importância para os negócios. Por essa razão, nossa empresa participa há vários anos do PQE”, comemora.

As inscrições para o PQE 2020 estarão abertas a partir de 2 de janeiro de 2019, pelo site do programa.

Cersim – Ao todo, 16 corretores de imóveis se qualificaram para receber a designação Corretor Especialista Rede Imobiliária Secovi, sendo três manutenções e 13 novos certificados. A iniciativa valoriza o trabalho e o aprimoramento deste profissional, que se diferencia pela excelência na prestação de serviços de intermediação de compra, venda e locação de imóveis.

Para Edson Endrigue Junior, corretor de imóveis da Giseli Imóveis, receber o Cersim foi uma conquista. “Todo esforço ao longo do ano se transformou em um trampolim para a minha carreira”, declarou Endrigue. “Um corretor Cersim é visto com outros olhos pelo cliente, que tem a certeza de que será atendido por um profissional que sabe o que está falando. Faz toda a diferença em um atendimento. Demonstra que o corretor, além de atualizado, é completamente comprometido com a profissão. Sem sombra de dúvidas, essa designação alavanca a carreira de um corretor e sua reputação vai a um patamar elevado. O corretor recebe mais indicações e é muito mais respeitado pelos clientes”, argumentou.

GParsolo – A designação GParsolo (Gestor de Empreendimentos Privados de Desenvolvimento Urbano), foi conferida pela UniSecovi a 27 profissionais, sendo 23 manutenções e quatro novos gestores. A certificação se propõe a estabelecer um diferencial e um aprimoramento no setor de loteamentos.

Dezenas de empresas e profissionais imobiliários receberam seus certificados

“É uma honra conseguir a designação GParsolo de Gestora de projetos urbanísticos de loteamento. Ter voz ativa e participar do grupo é muito importante para a evolução de qualquer profissional da área”, declarou Letícia Germano, arquiteta urbanista na Maná Incorporações SA. “Aqueles que estão atualizados e com GParsolo têm mais chances de entrar em grandes empresas e atuar em cargos mais altos, já que tanto um quanto o outro dependem da evolução da capacitação do profissional. Quem é gestor em sua área é visto com outros olhos perante empresas e órgãos, já que mostra que você é especialista naquele assunto”, declarou.

A arquiteta está participando, pela empresa em que atua e um parceiro, de um concurso com um projeto de tornar a habitação social mais sustentável. “Os cursos e palestras fornecidos pelo Secovi-SP são fundamentais para atingir os objetivos da minha iniciativa. No setor imobiliário estar atualizado é o que traz diferencial”, completou.

São nove categorias de gestores conferidas pelo GParsolo: Gestor de Aprovação de Projetos de Loteamentos, Gestor de Associação de Loteamentos Fechados, Gestor de Empreendimentos Privados de Desenvolvimento Urbano, Gestor de Estudos de Viabilidade Legal de Loteamentos, Gestor de Contratos e Registro de Loteamentos, Gestor de Procedimentos Administrativos de Loteamentos, Gestor de Projetos e Aprovação de Loteamentos, Gestor de Projetos de Infraestrutura de Loteamentos e Gestor de Projetos Urbanísticos de Loteamentos.

Confira as fotos em nosso flickr.

     Presidente do Secovi-SP, Flavio Amary, discursou na abertura do evento

Centenas de pessoas se reuniram na noite de 6/12, na sede do Secovi-SP, para a tradicional Confraternização do Mercado Imobiliário. No evento, empresas e profissionais participantes do Programa Qualificação Essencial (PQE), Cersim (Corretor Especialista Rede Imobiliária Secovi) e GParsolo (Gestor de Empreendimentos Privados de Desenvolvimento Urbano) foram certificados pelo Sindicato da Habitação e pela Universidade Secovi.

O presidente reeleito do Secovi-SP, Flavio Amary, discursou na abertura da solenidade e enfatizou as ações empreendidas ao longo do ano para fortalecer a economia e o setor, após um ano marcado por incertezas. “Começamos o ano com uma taxa de juros muito alta, mas hoje chegou ao patamar de 7%, recorde histórico no Brasil. Essa redução foi sustentada por uma inflação baixa, recuperação no nível de emprego – embora o desemprego continue alto, já notamos uma mudança na curva de novos postos de trabalho -, recorde na bolsa de valores, câmbio controlado, entrada de investimentos estrangeiros, além da melhora dos indicadores de confiança”, analisou Amary. No cenário político, o presidente da entidade citou desafios como a aprovação da Reforma da Previdência, fundamental para a consolidação dos indicadores econômicos. “Estamos trabalhando para isso, pois só teremos um mercado melhor com uma economia forte e precisamos dessa reforma aprovada”, completou.

O Programa Qualificação Essencial do Secovi-SP certificou dezenas de empresas ao longo da noite. “O programa representa um importante instrumento para as empresas participantes, que se dispõem a aprimorar a qualidade dos serviços que prestam aos seus clientes, por meio de capacitação e atualização constante”, destacou Jaques Bushatsky, coordenador geral do PQE. Ao longo de seus 18 anos de história, a iniciativa aperfeiçoou mais de 71 mil profissionais, concedeu mais de 3,8 mil certificações para imobiliárias, administradoras de condomínios, loteadoras e associações de adquirentes de lotes e, ainda, pontuou mais de 1600 atividades por meio de cursos e eventos promovidos pelo Sindicato da Habitação.

“Há 15 anos recebemos, ininterruptamente, a certificação PQE. Para nós, é uma forma de medir nosso desenvolvimento e ter subsídios para o crescimento da empresa”, declarou Angelo Frias, da Frias Neto Consultoria e Empreendimentos Imobiliários Ltda. Já a Imobiliária Moraes Reis Imóveis recebeu, na noite de ontem, seu primeiro certificado PQE. O diretor da empresa, Moacir Moraes Reis, afirmou que veio buscar qualificação para enfrentar os novos desafios do mercado. “Quem não se atualizar está fadado ao insucesso. Percebi neste ano mudanças significativas nos processos e um grande aperfeiçoamento no trabalho de minha equipe”, festejou. Para o diretor comercial da Criativa Negócios Imobiliários, Adolfo Assad Júnior, certificado pelo PQE pelo terceiro ano consecutivo, a reciclagem de conhecimentos é um grande diferencial do programa. “A constante atualização traz ganhos para a equipe e para os clientes, que passam a confiar mais naquela empresa”, finalizou.

No âmbito do Cersim (Corretor Especialista Rede Secovi de Imóveis), diversos profissionais também foram diplomados ao longo da noite.  “Com essa designação, esperamos dar um salto de qualidade no atendimentos que as imobiliárias prestam a seus clientes”, diz Nelson Parisi Júnior, presidente da Rede Imobiliária Secovi e um dos idealizadores da diplomação. “Com a difusão de informações pela internet, não raro, as pessoas chegam às imobiliárias já munidas de muitos dados. O desafio do corretor é dar uma consultoria que vá além do que os clientes já sabem. A qualificação proporcionada pelo Cersim vai ao encontro dessa premissa.”

O administrador de empresas Joel Nogueira, proprietário da Nogueira & Nogueira Consultoria, recebeu a designação GParsolo de Gestor de Procedimentos Administrativos de Loteamentos. “Para mim é extremamente importante esta certificação, que, no meu entendimento, vem corroborar algumas das práticas que já executamos, dando mais solidez nas atividades que desenvolvemos”, disse ele, que já atua em atividades de gestão de parcelamento de solo há seis anos. “Esta certificação proporciona um grande diferencial competitivo, nos dá mais visibilidade, confiabilidade nas atividades de gestão do segmento, solidez nas atividades, bem como a oportunidade de estar interagindo com outras pessoas certificadas, o que proporciona uma grande troca de experiências, incentivo na busca de novos conhecimentos e o aprimoramento profissional.” 

Centenas de pessoas reuniram-se na noite de 10/12, na sede do Secovi-SP, para a tradicional Confraternização do Mercado Imobiliário. No evento, empresas e profissionais participantes dos programas PQE (Programa Qualificação Essencial), Cersim (Corretor Especialista Rede Secovi de Imóveis), eAC (Especialista em Administração Condominial), GParsolo (Gestor de Empreendimentos de Parcelamento de Solo) e ARM® (Accredited Residential Manager) foram certificados pelo Sindicato, pela Universidade Secovi e pelo IREM® (Institute of Real Estate Management). 

“Entrei para o PQE porque quis ter um diferencial no meu negócio. Na nossa empresa, temos um processo de gestão voltado à qualidade, e a certificação vem a somar em tudo isso”, disse Rui Falqueiro, diretor da imobiliária Officer, que pela primeira vez recebeu a certificação do programa. De acordo com ele, em momentos como os atuais é necessário provocar as pessoas a “saírem da zona de conforto”, com o que o PQE contribuiu com sua grade de cursos. 

Estreante no Cersim, a corretora Daniela Brito, diretora da imobiliária Porta Nova, disse-se satisfeita com o que o programa ofereceu ao longo de 2015. “É um modo de incentivar os corretores a terem excelência no trabalho. A qualidade dos cursos e das palestras é excelente”, garantiu. Juntamente com ela, outros três corretores da mesma empresa foram diplomados. 

Há seis anos atuando na Lello, na área de administração de associações de loteamentos, Gilberto Vieira dos Santos é um caso inédito: obteve, de uma vez, três certificados – GParsolo, eAC e ARM®. “Os três certificados são muito importantes para a minha carreira. Sou o primeiro da Lello a ter o ARM®, que contribuirá para expansão dos negócios da empresa no exterior. Com o GParsolo, terei acesso a informações do mercado de empreendedores para compartilhar com associações. Já o eAC vai me ajudar na atualização do segmento condominial.” 

Como preparo para fazer uma transição de carreira – do universo corporativo para administração condominial –, Claudemir da Costa, de Campinas, fez o curso Administração Condominial – Módulo II, da Universidade Secovi, e recebeu dois certificados: eAC e ARM®. “Busquei as certificações para atuar de forma especializada. Hoje, há muito amadorismo na gestão condominial e enxergo muitas oportunidades para trabalhar com condomínios”, disse. Sobre a decisão de obter a certificação internacional ARM®, Claudemir considerou oportuno neste início na nova carreira. “O certificado me dá credencial e diferencial em um processo seletivo, além do compromisso ético, que é a espinha dorsal do trabalho do IREM®, convergindo com os meus valores de vida.” 

Claudio Bernardes, presidente do Secovi-SP, considerou a quantidade de certificados estimulante. “Diante de um ano tão complicado para todos nós, seria natural um certo abatimento, especialmente por parte daqueles que atuam no setor imobiliário. Mas o que temos aqui, hoje, mostra bem a determinação dos profissionais do setor na busca pela superação, principalmente nos momentos mais difíceis.”