Pesquisa trimestral, realizada em parceria com a CBRE, abrange um raio de até 120 km da cidade de São Paulo
O mercado de condomínios logísticos localizados em um raio de até 120 km da cidade de São Paulo iniciou 2024 com redução no ritmo de novas locações, de acordo com dados da pesquisa realizada pelo Secovi-SP em parceria a CBRE.
O resultado do primeiro trimestre foi influenciado, em parte, pelo menor volume de metros quadrados de novos condomínios entregues, principalmente de galpões pré-locados, quando comparado ao segundo semestre de 2023.
Por outro lado, a absorção líquida – indicativo de crescimento ou redução da ocupação – permaneceu positiva, demonstrando a resiliência desse mercado nos últimos anos. Com isso, a taxa de vacância manteve trajetória de queda, evidenciada pelo recuo de 0,4 pontos percentuais nos últimos 12 meses.
O volume acumulado de absorção bruta nos últimos 12 meses registrou desaceleração de 7,3% em relação a igual período anterior.
A participação das empresas de comércio varejista (físico e on-line) recuou novamente, de 27% para os atuais 22%. Um dos principais indutores desse resultado foi a ampliação do setor de logística terceirizada (3PL – Third Party Logistics), cuja participação passou de 31% para 39%. O aumento do setor de 3PL ocorreu, principalmente, em razão da maior oferta de serviços personalizados de transporte verificada nos últimos 12 meses.
Preços pedidos
A necessidade de crescimento orgânico dos operadores logísticos para atender à demanda no comércio eletrônico, registrada no período de 2020 a 2022, provocou diminuição no espaço ofertado e consequente aumento contínuo no preço médio pedido de locação.
Em continuidade à tendência de redução na oferta, foi observado recuo de 1,2 pontos percentuais na taxa de vacância, considerando o final de 2022 e o primeiro trimestre de 2024, o que influenciou na manutenção da trajetória de alta do preço pedido de locação nos últimos 12 meses.
Confira a íntegra da Pesquisa e Análise de Condomínios Logísticos.