O vice-presidente de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Secovi-SP, Caio Portugal, acompanhado do presidente da Aelo, Luiz Eduardo Camargo, esteve na Cidade de Deus, sede do Bradesco, na sexta-feira, 18/5, para uma apresentação à equipe da Área de Negócios Imobiliários sobre a dinâmica do setor produtivo de loteamentos. Além do diretor do Departamento de Empréstimos e Financiamentos (DEF), Josué Augusto Pancini, e do diretor de Produtos, José Ramos Rocha Neto, estiveram presentes também José da Silva Aguiar, Manoel Donato da Silva, Osmar Martinez, Joelson Lima Rios, Alex Lino de Oliveira e Maria do Carmo Marcondes.

Portugal traçou um panorama da área de loteamentos, expôs dados referentes à produção de lotes urbanizados no Estado de São Paulo, falou sobre o processo de aprovação de empreendimentos, de investimentos em infra-estrutura e ressaltou a contribuição do setor formal de desenvolvimento urbano para o crescimento das cidades e no sentido de evitar a proliferação de ocupações irregulares.

Para ilustrar a apresentação, o vice-presidente do Secovi-SP demonstrou um estudo de caso de um empreendimento típico de loteamento, incluindo custos, demonstrativo econômico e resultados e outras particularidades. Caio Portugal e o presidente da Aelo também discutiram com o grupo diversas questões, a fim de esclarecer eventuais dúvidas e fornecer o máximo de subsídios sobre o setor.

O encontro resultou da necessidade de a instituição financeira compreender melhor o funcionamento do setor produtivo de loteamentos a fim de estudar a possibilidade de abertura de linha de crédito para a produção de lotes urbanizados. Entendimentos nesse sentido tiveram início após visita dos representantes da área de crédito imobiliário ao Secovi-SP, em abril, para explicar as condições oferecidas pelo Bradesco para financiar a aquisição de lotes urbanizados – confira mais detalhes abaixo, no link “Bradesco financia aquisição de lotes urbanizados”.

Após a apresentação, Josué Pancini agradeceu a presença dos dirigentes e disse que os esclarecimentos contribuirão para aperfeiçoar estudos que a instituição vem desenvolvendo visando o eventual lançamento de produtos para o setor.