Criada em 2001 como um departamento da Nossa Caixa, a agência de fomento Desenvolve SP só saiu efetivamente do papel em 2009, após a privatização daquele banco estatal. Desde então, vem cumprindo seu objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo por meio da concessão de crédito para pequenas e médias empresas, com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 300 milhões.
A agência Desenvolve SP oferta linhas próprias de crédito e também faz repasse de produtos do BNDES. As solicitações de financiamento podem ser feitas por meio das Associações Empresariais parceiras – dentre elas, o Secovi-SP – ou pela ferramenta Negócios Online.
Com taxa de juros a partir de 0,57% ao mês, atualizado pelo IPC-Fipe, o Financiamento ao Investimento Paulista (FIP) pode bancar até 100% de um projeto, com carência de 24 meses e prazo de pagamento até 120 meses, incluindo a carência. Visando promover o desenvolvimento sustentável e a modernização dos empreendedores paulistas, a agência Desenvolve SP oferta linhas como a de Incentivo à Tecnologia (taxa de 0,57% ao mês) e a de Economia Verde (a partir de 0,41% ao mês, com 24 meses de carência). Há ainda repasses de Finame, ideal para a aquisição de máquinas e equipamentos, e muitos outros produtos de crédito adequados a diferentes tipos de negócios.
Dentre as novidades, sobressai uma nova linha de crédito com foco na Copa do Mundo. Voltada aos empreendimentos hoteleiros, a linha “Investimento Esportivo 2014” oferece taxas especiais de juros (o governo banca 5%, enquanto o empreendedor arca com apenas 2% de juros ao ano), carência de 24 meses e até 10 anos para pagar.