No dia 18/3, os diretores do SindusCon e Secovi-SP, Regionais Sorocaba, Elias Stefan Junior e Guido Cussiol, respectivamente, se reuniram para discutir estratégias de enfrentamento da crise econômica, que vem afetando os mercados da construção civil e imobiliário na região.

De acordo com a primeira Sondagem da Construção do ano, realizada em fevereiro pelo SindusCon-SP, a percepção das empresas em relação ao cenário atual e para os próximos meses é bastante pessimista. A queda no investimento feito por famílias, empresas e governos e o alto índice de desemprego reforçam a sensação de que não há expectativa de melhora no curto prazo.

Segundo o diretor regional do Secovi Sorocaba, Guido Cussiol, as altas taxas de desemprego aliado ao crédito mais caro e restrito, dificultam a realização de novos negócios. “Em 2015, tivemos expressivas quedas nos níveis de lançamentos e de vendas de imóveis. Além disso, os incorporadores têm sofrido com a insegurança do elevado volume de rescisões contratuais”, advertiu.

Durante o encontro, dirigentes regionais das duas entidades discutiram também os posicionamentos de ambos os sindicatos sobre o atual momento político do país.