O Secovi-SP (Sindicato da Habitação) foi representado em mais uma edição de dois importantes eventos internacionais do mercado imobiliário em novembro, nos Estados Unidos. Presidente, diretores e associados formaram delegações para o Miami International Real Estate Congress e o Realtors Conference & Expo (Convenção NAR – National Association of Realtors), ambos na Flórida.

Voltado para profissionais com atuação nos segmentos de compra, venda, locação e corretagem, o Miami Congress aconteceu em Miami, de 4 a 6 de novembro e a Convenção da NAR na sequência, de 9 a 12 de novembro, em Orlando.

Nelson Parisi, presidente da Rede Secovi, destacou a visível expectativa e disposição dos corretores americanos em fazer parcerias com o intuito de comercializar imóveis. De acordo com dados apresentados pela MAR (Miami Association of Realtors) no congresso de Miami, os brasileiros já representam 9% dos estrangeiros que compram na Flórida, sendo que estes são responsáveis por 26% das vendas. “O mercado americano está enxergando cada vez mais o potencial dos brasileiros em comprar imóveis lá”, disse.

Outros dados interessantes a que Parisi teve acesso no evento, e que provam o dinamismo da região, apontam que os preços de venda de comercialização dos imóveis hoje na Flórida são os mesmos praticados dez anos atrás e a velocidade de venda de imóveis usados na Flórida é de 43 dias, enquanto a média nacional americana é de 60 dias.

Um mercado com potencial de crescimento

De acordo com o presidente da Rede Secovi, existem cinco vezes mais corretores nos EUA do que no Brasil. Enquanto lá os profissionais somam 1 milhão, o País congrega 200 mil. Na Europa toda, são 300 mil. “Fica claro que em um país com a estrutura territorial como a nossa há a possibilidade de crescimento no número de profissionais”, avalia.

Parisi notou que grande parte dos corretores tem MBA e uma série de cursos de especialização listados nos próprios cartões de visita. “Entendo que a grandiosidade do mercado de corretores nos EUA e a sua consequente concorrência levam os profissionais a buscar mais especialização como diferencial.”

Experiência excelente

Ricardo Dionísio de Lima, presidente da RDL Negócios Imobiliários, empresa associada ao Secovi-SP, participou pela primeira vez dos dois eventos e considerou a experiência excelente. “Foi importante conhecer um pouco do mercado estrangeiro e verificar como lá o corretor se empenha na carreira. Ele tem orgulho da sua profissão, defendem a bandeira. É bem diferente do Brasil, cuja maioria dos profissionais tem a corretagem como segunda ocupação profissional”, disse.

Assim como Nelson Parisi, ele também sentiu o grande interesse dos corretores no congresso de Miami em fazer vendas para o público brasileiro. “Recebemos muitas informações e ofertas. Eles estão focando bem no brasileiro como comprador.”

Dionísio destacou que a comercialização de imóveis com exclusividade é uma prática fortemente adotada nos EUA. No Brasil, a Rede Secovi é um exemplo de aderência à prática por ser integrante do sistema Proxio, nos qual as empresas podem publicar sua lista de ofertas exclusivas por meio de um portal. “A exclusividade deveria ser adotada integralmente pelo mercado brasileiro garantindo o exercício da profissão, já que hoje é possível um comprador fechar negócio diretamente com o vendedor, correndo, inclusive, riscos de fazer um mau negócio e ter prejuízos”, disse. 

Integraram a delegação brasileira os diretores superintendentes do Secovi-SP Adelmo Felizatti e Laerte Temple, Alberto Du Plessis, Claudio Bernardes, o presidente do conselho consultivo João Crestana, Marcia Taques, o gerente de marketing Marcio Valeriano, Nelson Parisi e Roseli Hernandes.

Sobre a MAR

MAR (Miami Association of Realtors),  associação de corretores de Miami congrega mais de 28 mil membros e é parceira do Secovi-SP há mais de uma década. Em 2011, cerca de 8% dos imóveis comercializados na Flórida foram comprados por brasileiros, dos quais 53% da região de Miami. Visite o site: www.miamire.com.

Sobre a NAR

NAR (National Association of Realtors é maior associação de profissionais imobiliários dos EUA, com 1,2 milhão de sócios, e gerencia a maior rede de imobiliárias interligadas por computador no mundo, denominada MLS (Multiple Listing Service). O Secovi-SP mantém convênio de cooperação com a NAR desde 1992, com benefícios recíprocos para os associados de ambas as entidades. Visite o site: www.realtor.org.