Pré–requisito
Formação citada acima.

Inscrições apenas para os módulos avulsos.

Competência
Preparar os participantes para:

1 – Realizar análises relacionadas à documentação do terreno e de seus proprietários; aos usos e aproveitamentos permitidos, de acordo com o zoneamento atual da cidade de São Paulo; aos contratos e opções de compra e venda ou permuta; e aos aspectos econômicos e financeiros de empreendimento imobiliário;

2 – Compreender as linhas e formas de financiamento existentes para as empresas incorporadoras e para os compradores de imóveis;

3 – Realizar negociações eficazes de aquisição de terrenos para incorporação imobiliária.

Ementas

  • Ética/visão geral da atividade
  • Jurídico
  • Aplicação prática da Lei de Zoneamento
  • Negociação
  • Cases
  • Viabilidade Econômica (Mercado e Recursos) e Viabilidade econômico-financeira
  • Incorporação imobiliária
  • Intermediação
  • Permuta
  • Compra e venda
  • Due diligence
     

Programa

Módulo 4 – Negociação/cases
Carga horária:
12 horas
Datas: 28/5, 4 e 11 e 18/6/2018

Aulas 1 José Ricardo Noronha
– Teoria e prática de negociação ganha-ganha
– Negociação aplicada ao negócio

Aulas 2 José Ricardo Noronha
– Informações de mercado

Aulas 3 – Cássia Castro
– Abordagem preliminar e negociação
– Desenvolvimento da condição comercial (espécie, permuta e mista) e jurídica
– Validação do cronograma de aquisição de um terreno
– Fechamento de propostas/minutas de venda e compra

Aulas 4 – Cássia Castro e convidados
– Cases práticos de incorporadoras

Avaliação da aprendizagem
Avaliação no fim do curso.

Coordenadora
Cássia Castro –
Graduada em Administração de Empresas pela FAAP. Pós-graduação em Negócios Imobiliários pela FAAP. Leader Training Arita Treinamentos. Pós-graduação International Business pela Harvard University. Sócia-diretora da Brev Soluções Imobiliárias responsável pela prospecção e negociação de terrenos para incorporadoras visando a implantação de projetos nos segmentos baixo (MCMV), médios (SBPE), alto e altíssimo padrão no estado de São Paulo; prospecção e negociação de locação de imóveis ao varejo em geral (supermercados, drogarias, estacionamentos,etc.); Acompanhamento da viabilidade técnica, financeira e jurídica na compra e na locação de imóveis; análise e mapeamento de mercado (inteligência de mercado). Alocação de investidores (via SPE ou SCP) para participação na compra de terrenos.

Docentes
Celso Petrucci –  
Economista pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP, – 1980). Iniciou as atividades no crédito imobiliário em 1976 na Diretoria de Programas Habitacionais da Nossa Caixa/Nosso Banco; sócio das empresas Petrucci Imóveis Ltda. e SScore – Gerenciamento de Risco de Crédito S/A; em 1983 iniciou as atividades sindicais no Secovi-SP, onde atualmente é economista-chefe e executivo da vice-presidência de Incorporação e Terrenos Urbanos; representa o Secovi-SP em grupos de trabalho junto à Caixa Econômica Federal, Banco Central, Ministérios, Abecip e Anbima. Foi representante técnico e conselheiro suplente do Conselho Curador do FGTS (2001 a 2005); conselheiro suplente e titular do Conselho Curador do FGTS pela Confederação Nacional do Comércio (2005 a 2011); representante do Secovi-SP e da CBIC na negociação da Lei 10.931/04 Patrimônio de Afetação; Eleito para presidir a CII-Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC na gestão 2017/2020.

Flávio Domingos Prando –   Graduado em Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1979), com cursos em nível de pós-graduação nas áreas de Estatística e Pesquisa Operacional. Inúmeros cursos e seminários durante os últimos 25 anos, visando uma adequada atualização profissional frente ao mercado imobiliário, com particular atenção ao segmento de comercialização imobiliária com ênfase em baixa renda; sócio-diretor da Nova Realty Imóveis, empresa inicialmente voltada para a incorporação e construção de imóveis residenciais e comerciais, tendo a partir de 1986, agregado a atividade de comercialização de imóveis, tanto na área de lançamentos imobiliários como na de intermediação de imóveis de terceiros, e realizado no período milhares de negócios envolvendo todos os tipos de imóveis residenciais e comerciais nas áreas de venda e locação, e tendo mais recentemente promovido a incorporação e a comercialização de milhares de unidades voltadas a classe média e popular;  vice-presidente de Intermediação Imobiliária e Marketing do Secovi-SP (2016/2018);  presidente da Comissão da Indústria Imobiliária/CBIC (2014/2017).

José Ricardo Noronha – Vendedor (com enorme orgulho!), palestrante, professor, escritor, consultor e um sujeito apaixonado pelo mundo das vendas que tem por Sonho e Missão transformar a carreira e a vida de milhares de profissionais e os resultados de vendas de empresas através do compartilhamento de lições, experiências, dicas e da minha própria história de superação pessoal. Apontado pelos exigentes leitores e assinantes da Revista VendaMais como um dos 5 maiores palestrantes e professores de vendas do Brasil. Bacharel em Direito pela PUC/SP e MBA Executivo Internacional pela FIA/USP com módulos internacionais na EM Lyon Business School na França, na Universidade de Cambridge na Inglaterra e na Vanderbilt University nos Estados Unidos. Especialização em Marketing, Empreendedorismo, Empreendedorismo Social e Vendas pela Vanderbilt University (Owen Graduate School of Management). Fez o curso de Negociação e Liderança da Harvard Law School. Entre 2004 e 2013, vendedor e diretor geral da GlobalEnglish (empresa do maior Grupo Educacional do Mundo – Pearson) no Brasil, tendo, ao lado de sua equipe, transformado a operação brasileira na maior operação da empresa no mundo inteiro. Membro da Academia de Letras de São João da Boa Vista. Hoje dedica-se à sua consultoria Paixão por Vendas e à Universidade das Vendas. Atua como professor dos programas de MBA da FIA, considerada a melhor e mais inovadora Escola de Negócios da América Latina pela European CEO Magazine.

Maria Helena Fakhany – Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo/SP; especialista em legislação municipal, com experiência de 40 anos na área de aprovação de projetos na PMSP; membro da Comissão Técnica de Legislação Urbanística (CTLU); sócia-proprietária da H2 Arquitetura Ltda.; consultoria e assessoria na área de projeto legal; elaboração de projeto legal; elaboração de estudo de viabilidade técnico-legal; treinamentos através de workshops sobre a aplicação da legislação de Uso e Ocupação do Solo do município de São Paulo e demais dispositivos legais relacionados.

Hamilton Leite – Graduado em Administração de Empresas – FAAP (1991); pós-graduado em Gerenciamento de Empresas de Construção Civil – Poli/USP; pós-graduado em Negócios Imobiliários – FAAP; mestre em Engenharia Civil e Urbana – Núcleo de Real Estate/Poli/USP (título da Dissertação: “Sustentabilidade em empreendimentos imobiliários residenciais: avaliação dos custos adicionais para o atendimento dos requisitos de certificação ambiental.”); diretor da Casoi Desenvolvimento Imobiliário; diretor estatutário do Secovi-SP, atuando na vice-presidência de Sustentabilidade (de 2007 a 2017); diretor do Capítulo Brasileiro da FIABCI (desde 2011); FIABCI International Conference Committee vice-president (2012-2014); membro do Conselho Gestor do Fundo Paulista de Habitação de Interesse Social do Estado de São Paulo (2010-2013); membro do Conselho Municipal de Habitação da Prefeitura de São Paulo (2009-2012); membro do Comitê de Mudança do Clima da Prefeitura Municipal de São Paulo (2009-2012); fundador e membro do conselho deliberativo da ONG Vila Criar de assistência integral à criança e ao adolescente carente (desde 2003); docente no MBA em Negócios Imobiliários da ESPM, na disciplina “Sustentabilidade no Setor Imobiliário”; membro do comitê diretor (steering committee) para a criação de diretrizes mundiais de sustentabilidade para o setor imobiliário, construção civil e desenvolvimento urbano do Global Compact/ONU (2014-2016); artigos e apresentações: www.hamiltonleite.com.br.

Olivar Vitale – advogado, relacionado na área de Real Estate como advogado em destaque no Brasil pela “CHAMBERS LATIN AMERICA – Latin America´s Leading Lawyers for Business Edição desde 2012 (The Client´s Guide)”; conselheiro jurídico do Secovi-SP; conselheiro jurídico do Sinduscon-SP; professor e coordenador pedagógico do curso de “Especialização em Direito Imobiliário Empresarial”, da Universidade Secovi; professor e coordenador do curso de MBA em Negócios Imobiliários, da ESPM/Universidade Secovi; professor na disciplina de Aspectos Comerciais e Legislação na Construção Civil, no curso de Especialização/MBA da Poli-USP; membro associado da MDDI – Mesa de Debates de Direito Imobiliário; sócio fundador do VBD Advogados.

Silvia Helena Alliegro de Lima – Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo/SP; Sócia Proprietária da H2 Arquitetura Ltda.; consultoria e assessoria na área de projeto legal junto à Prefeitura do Município de São Paulo. Elaboração de projeto legal. Elaboração de estudo de viabilidade técnico legal. Treinamentos através de workshops sobre a aplicação da legislação de uso e ocupação do solo do município de São Paulo e demais dispositivos legais relacionados.

*Alguns convidados especiais irão compor o quadro

Certificado
Aos alunos que participarem do curso completo (4 módulos), forem aprovados nas avaliações com a média final mínima de 5 e que tiverem uma frequência mínima de 75% nas aulas presenciais, serão fornecidos certificados de conclusão com êxito.

No caso de frequência mínima de 75% em módulos avulsos, a Universidade Secovi emitirá apenas certificado de participação referente ao respectivo módulo.

Carga horária: 39 horas

Informações Importantes:
1-
Os pagamentos parcelados só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.
2- Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:

  • O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.
  • Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, correspondente à PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail universidade@secovi.com.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários.

O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome de quem efetuou o pagamento.

3- Inclui material didático fornecido pelos docentes, (disponibilizado na área do aluno), coffee-breaks e certificado da Universidade Secovi.
4- A Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou mesmo cancelar programas, dependendo do número de interessados.