Claudio Guerreiro , Liz Nakashima,  Patrícia Bittencourt,  Priscila Pereira e
  Silvio Nápoli na mesa de debates no lançamento da norma ESG.

Para continuar dando suporte às empresas do mercado imobiliário na agenda ESG, o Secovi-SP participou ativamente do desenvolvimento da Prática Recomendada 2030 – Ambiental, Social e Governança (ESG) – Conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações, que foi lançada no dia 14/12, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp.

A engenheira Patrícia Bittencourt, assessora da vice-presidência de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi-SP, participou da mesa de debates, que contou com a presença de Claudio Guerreiro (ABNT), Sylvio Nápoli (ABIT), Mario William Esper (ABNT), Ricardo Fragoso (ABNT), Priscila Pereira (CNI) e Liz Nakashima (FIESP).

“O Secovi-SP está empenhado em promover a pauta ESG e entende que a ABNT PR 2030 compartilha informação de qualidade de forma consistente, alinhada com as melhores práticas internacionais e traduz em 145 páginas , conceitos e diretrizes que servirão de inspiração e orientação para as organizações que queiram trilhar a jornada ESG, em especial as empresas de pequeno e médio porte, grande maioria em setor imobiliário”, afirmou Patrícia Bittencourt em sua apresentação no evento.

  Liz Nakashima, Cláudio Guerreiro, Patricia Bittencourt e Salvador Nápoli.

A Prática Recomendada 2030 é resultado de um amplo trabalho de várias entidades, coordenado pela ABNT, a fim de alinhar os principais conceitos e princípios na sigla ESG, em inglês para “environmental, social and governance” e orientar os passos necessários para incorporá-los na organização. Para tanto, o documento apresenta os critérios mais relevantes, segmentados pelos eixos ambiental, social e de governança, apoiando a organização na identificação de seus temas materiais dentro da abordagem ESG.

O documento estabelece ainda, modelo de avaliação e direcionamento, composto por escala de cinco níveis evolutivos, que permite à organização identificar seu estágio de maturidade em relação a um determinado critério ambiental, social ou de governança e estabelecer metas de evolução. A Norma é aplicável a todos os tipos de organizações, compreendendo empresas privadas ou públicas, entidades governamentais e organizações sem fins lucrativos, independentemente do porte e área de atuação.

Para reafirmar seu compromisso com a agenda ESG, o Secovi-SP lançou em novembro o Manifesto ESG Secovi, ação que dá sequência a várias medidas já adotadas com vistas ao desenvolvimento sustentável. O documento oferece diretrizes às empresas do mercado para que, consideradas as respectivas particularidades de atuação, possam avançar nessa jornada, contribuir com o bem-estar, o equilíbrio do ambiente e a prosperidade dos negócios.

Assista o evento de lançamento da ABNT PR 2030.