A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) promoveu o lançamento da norma Prática Recomendada ABNT PR 2030 – ESG, apresentando a aplicação das diretrizes sob a ótica do setor terciário.
O evento neutro, com as emissões de gases de efeito estufa devidamente compensadas por créditos de carbono, foi realizado na sede da entidade no Rio de Janeiro, no dia 22 de junho, com a participação de especialistas que exibiram exemplos de boas práticas e técnicas de aplicação da diretriz em seus negócios.
A engenheira Patrícia Bittencourt, gestora de projetos da vice-presidência de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi-SP, apresentou o painel Jornada ESG no Secovi-SP, com comentários sobre as ações aplicadas pelo sindicato, incluindo programas de capacitação e debates realizados internamente, tendo o primeiro passo sido o “letramento e engajamento dos colaboradores e associados sobre a temática”.
Patrícia reforçou que “os negócios estão suscetíveis a riscos de reputação, de desempenho, de saúde financeira e de continuação, mas também há oportunidades que podem ser aproveitadas por um olhar estratégico, com foco no ESG”. A formulação de um guia com práticas básicas, intermediárias e avançadas envolvendo tópicos como uso consciente da água, da terra, manejo de resíduos sólidos, gestão de fornecedores e relacionamento com a comunidade faz parte do trabalho realizado pelo Secovi-SP.
Confira a cobertura completa do evento, acessando o link.