Com o objetivo de trazer informações e modelos de gestão bem-sucedidos no setor privado e na administração pública, o jornal Cruzeiro do Sul e a rádio Cruzeiro FM promoveram hoje, 8/12, no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal, o fórum “Como Vencer a Crise”.

O vice-presidente do Interior e presidente eleito do Secovi-SP para o biênio 2016-2018, Flavio Amary, abriu os painéis temáticos apresentando o cenário atual do mercado de empreendimentos imobiliários e da construção civil. Também esteve presente o diretor regional do Sinduscon Sorocaba, Elias Stefan Junior, que falou sobre a indústria da construção e apontou a expectativa de fechamento de 550 mil postos de trabalho fechados no setor em 2015.

“Os índices econômicos são ruins, mas temos que entender que tudo isso é cíclico. Precisamos de medidas para amenizar essa situação e tirar o País da crise. E, isso, a gente não está vendo acontecer. O momento agora é de se preparar para a retomada. O mercado está difícil para venda de imóveis, mas isso gera também as melhores oportunidades de negócios. A retomada do crescimento passa pelo mercado imobiliário, pois existe ainda uma grande demanda habitacional no Brasil, assim como espaço para o crescimento do crédito imobiliário”, afirmou Amary.

O segundo painel contou com a participação do vice-presidente da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), Vitor Silva Cézar, que falou sobre o comércio no atual contexto econômico.

No terceiro painel, o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen (Assobrav), Sérgio Reze, falou sobre a indústria automotiva e os desafios desse setor econômico. Depois dele, o primeiro vice-diretor do Ciesp em Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, abordou o cenário da indústria no contexto geral e destacou que Sorocaba está sendo menos atingida pela crise devido a diversidade de segmentos industriais existentes na cidade.

O último painel contou com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Sorocaba, Geraldo Cesar Almeida, que também ressaltou os atributos do município, que vem atraindo investidores internacionais.

Fechando o Fórum, o presidente da Associação Paulista de Jornais (APJ), que envolve 14 das principais publicações regionais do Estado, Renato Delicato Zaiden, abordou o papel da comunicação na atual conjuntura, falando, também, sobre as ações das empresas da área para manterem-se economicamente ativas.