Na terça-feira, 2/7, Carlos Borges e Marcos Velletri, respectivamente vice-presidente e diretor de Tecnologia e Qualidade do Secovi-SP, participaram do workshop “Necessidades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e métodos de avaliação de componentes e sistemas construtivos a partir da metodologia e Norma de Desempenho”, realizado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Técnicos, professores e mestres da Antac (Associação Nacional do Ambiente Construído), Finep (Financiadora de Estudos e Projetos, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia), PBQPh (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat) e FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) participaram do evento, coordenado pela engenheira Maria Angélica Covelo Silva, da NGI Consultoria.

Segundo Borges, o objetivo principal do evento foi aproximar todos os agentes envolvidos na construção civil no contexto de vigência da Norma de Desempenho e buscar um direcionamento para realização de pesquisas adequadas com recursos que já são disponíveis e não são aproveitados pelo setor. “Como não há um mecanismo permanente de diálogo entre academia, pesquisadores, setor produtivo e órgãos de financiamento, o pouco que é feito não necessariamente é o que deveria ser feito.”

De acordo com Marcos Velletri, busca-se um formato de uso eficaz da ABNT NBR 15.575, a Norma de Desempenho, e grupos de trabalho serão montados nas próximas duas semanas com esse propósito, dos quais o Secovi-SP participará. “Serão incentivados trabalhos para buscar recursos junto à Finep para pesquisas e desenvolvimento”, informou. Apenas 3% dos recursos da Finep são destinados à construção civil no Brasil.

O seleto grupo de participantes foi composto por profissionais e acadêmicos professores de São Paulo e de outros estados, representantes de associações de projetos, serviços e materiais. Carlos Borges participou da mesa-redonda da primeira parte do evento como um dos coordenadores da Norma de Desempenho, até 2008.