Com a participação expressiva de representantes de 50 cidades de 18 estados brasileiros, aconteceu entre os dias 30/9 e 2/10, em Florianópolis (SC), o 18º Congresso Nacional do Mercado Imobiliário – o Conami 2015.

O vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, Hubert Gebara, e o superintendente institucional do Sindicato, Laerte Temple, estiveram no encontro, que promoveu o intercâmbio de conhecimentos e experiências bem-sucedidas, com vista à profissionalização do segmento para fomentar mais negócios e resultados.

Hubert Gebara elogiou a organização do evento. “O 18º Conami atendeu totalmente às minhas expectativas, principalmente, com relação à qualidade das palestras e à quantidade e interesse do público presente. Parabéns aos organizadores”, afirmou.

Pense localmente, aja globalmente – Laerte Temple participou, como palestrante, do painel “Pense localmente, aja globalmente”, que contou ainda com apresentações do americano Franck Dossa, da Miami Association of Realtors; e José Eduardo Fiates, diretor executivo do Sapiens Parque. Hubert Gebara coordenou este painel.

Atualmente, o mercado imobiliário internacional oferece um mundo de oportunidades, lembrou Temple. “Para onde apontarmos, existem possibilidades de negócios”, afirmou, destacando algumas ações locais no mundo globalizado. “Para operar no mercado internacional, você pode trabalhar de onde está. Ninguém conhece melhor o seu mercado do que você mesmo.”

Mas, lembrou que, ao atuar no mercado local e também se lançar em parcerias internacionais, é preciso observar a cultura dos outros países. “Pode parecer bobagem, mas, às vezes, a gente acaba perdendo negócios por pisar na bola na etiqueta”, advertiu, dizendo que, para atingir o mercado internacional, é preciso compreender que o cliente pode estar em qualquer lugar, além de estar preparado para um bom atendimento e prestar atenção aos padrões internacionais de qualidade.

Frank Dossa, corretor de imóveis em Miami e conferencista internacional em investimentos imobiliários, contribuiu com orientações sobre a atuação no mercado, com dicas especiais após o fechamento de negócios. Primeiro, é importante observar que ambos os parceiros podem e devem buscar novas indicações. “Amigos e parentes do cliente bem atendido são excelentes fontes de novas indicações”, lembrou. “O brasileiro deve trabalhar seus próprios imóveis e clientes e suas conexões no exterior para realizar novos negócios”, sugeriu.

Já o diretor executivo do Sapiens Parque, José Eduardo Fiates, falou sobre a presença decisiva da tecnologia nos negócios e o fato de que as pessoas vivem localmente. Ele apresentou projetos e conceitos de parques no Brasil e o desenvolvimento desses projetos nos últimos anos. “São projetos inovadores e estratégicos para o desenvolvimento econômico das cidades”, avaliou. O Sapiens Parque é um complexo que reúne, em Florianópolis, empreendimentos de ciência e tecnologia, educação e cultura, saúde e biotecnologia, esporte e lazer, turismo, comércio e entretenimento.

O 18º Conami foi organizado pelo Secovi de Florianópolis e Tubarão, com apoio do Secovi-SP e de Secovis de todo o Brasil, da Fecomércio-SC e do Creci-SC.